A Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizará, na próxima terça-feira (24), uma live para discutir sobre a violência contra pessoas idosas. Com o tema “Ageísmo: Vamos conversar sobre essa violência?”, a ação será transmitida pelo Youtube do CMDPI a partir das 15h.
Para isto, o Conselho se baseou no último levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em março, onde confirmou que o ageísmo, ou seja, a discriminação por idade, leva à precarização da saúde, além de aumentar os índices de isolamento social e mortes prematuras. A live terá a participação de Edneide Nunes, Conselheira do CMDPI e Adriana Costa, coordenadora de Assistência Social do Sesc do Distrito Federal.
De acordo com Carlos Jorge, secretário de Assistência Social, a live é de extrema relevância para lembrar à sociedade a necessidade de pregar o respeito e a igualdade social.
“O olhar cauteloso precisa ser direcionado para toda a sociedade e, nesse caso, temos um grupo que é comumente descreditado. É necessário e é um dever coletivo zelar por nossos progenitores. Devemos muito a eles e, como forma de retribuição, o tratamento igualitário deve ser pautado sempre”, afirmou o secretário.
Para Edneide Nunes, o ageísmo é uma construção social e é dever da sociedade combatê-lo. Para ela, o capacitismo coloca pessoas idosas em uma posição de desigualdade e as trata de forma desrespeitosa.
“Precisamos promover a discussão sobre ageísmo com o objetivo de sensibilizar a sociedade para combatermos esse tipo de preconceito. A roda de conversa também tem o intuito de capacitar os ouvintes para que possam se posicionar e não compactuar com esse pensamento descriminatório. Posturas ageístas podem trazer graves danos à parte da população idosa e é por isso que precisamos criar espaços de discussão que fortaleçam e empoderem essas pessoas no combate a essas condutas”, explicou a conselheira.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)
O Conselho, além de zelar pela qualidade de vida e segurança dos idosos no município de Maceió, tem a função de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa (ILPS), que recebem recursos orçamentários e financeiros do Município.
Fonte: Ascom Semas