Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
24/03/2021 às 10h03min - Atualizada em 24/03/2021 às 10h03min

Maceió registra nove casos de interdição por desrespeito ao decreto

Segundo a SEMSCS, suspensão do funcionamento ocorre quando há reincidência nas infrações às regras estabelecidas

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Maceió contabiliza, este ano, nove casos de interdição por descumprimento do decreto sanitário determinado pelo prefeito João Henrique Caldas (PSB). De janeiro até o momento dois parques, dois circos, dois bares e três suspensões de funcionamento de ambulantes na faixa de areia estão no quantitativo estatístico. As informações são da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS).

De acordo com o gestor da SEMSCS, Thiago Prado, a prefeitura segue tendo o diálogo como o principal eixo para convencer os trabalhadores a cumprir o decreto. “Somente em último caso, de reincidência em infrações às regras estabelecidas nos protocolos sanitários, é que a SEMSCS e Vigilância Sanitária estão agindo, mediante notificações, aplicação de multa e, em casos mais graves, interdição ou suspensão do funcionamento do estabelecimento”, enfatizou.

No dia 18 de janeiro passado, dois bares foram interditados na parte alta da capital por desrespeitarem medidas sanitárias contra a proliferação da Covid-19. Ambos tiveram que permanecer fechados por sete dias e sem música ao vivo por um mês. Os estabelecimentos podem ser multados em até R$ 19 mil, ao fim do processo, conforme prevê o Código Sanitário de Maceió.

“Fomos pessoalmente aos locais e tratamos com os proprietários. Eles foram notificados em razão de outras infrações e, após constatarmos o descumprimento do decreto, com pessoas de pé, sem máscara e aglomeradas, deliberamos em conjunto pela interdição”, afirmou o secretário Thiago Prado.

FISCALIZAÇÃO

Desde o dia 7 deste mês as equipes da SEMSCS em ação conjunta com as secretarias de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e Vigilância Sanitária estão trabalhando em ações educativas e de conscientização, para orientar donos e usuários de estabelecimentos da capital.

Conforme Galvaci de Assis, fiscal de posturas do município de Maceió, além do termo de interdição, os estabelecimentos que descumprirem o veto e voltarem a funcionar antes do tempo estipulado, podem ter o alvará cassado pela Sedet.

DENÚNCIAS

As denúncias podem ser feitas pelo número 3312-5277, que funciona das 8h às 14h, pelo Whatsapp 82 98882-8064, e pelo e-mail denuncias@semscs.maceio.al.gov.br, que receberá denúncias 24h e permite o envio de fotos, vídeos e melhor descrição e localização das áreas que não estiverem seguindo as normas de segurança.

Desde a última sexta-feira (19), Alagoas entrou na fase vermelha. Inclusive, com toque de recolher em todos os municípios, das 21h até às 5h, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 no estado.

Outras ações de distanciamento social – como fechamento do comércio e praias no fim de semana fazem parte do decreto governamental 73.650 com vigência de 14 dias, podendo ser prorrogado.

Fonte: Tribuna hoje


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90