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14/03/2022 às 20h53min - Atualizada em 14/03/2022 às 20h53min

Atendimento com a assistente virtual Nise funcionará no período carnavalesco

Por: Redação - Rodrigo Gomes
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Serviços fazendários disponibilizados na plataforma podem ser conferidos no site sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) comunica que a Assistente Virtual Nise vai funcionar normalmente neste período carnavalesco. Para aqueles que precisam resolver alguma pendência e preferem ser atendidos na comodidade da sua casa, basta acessar o site do órgão (www.sefaz.al.gov.br) ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

A Nise está disponível para o público 24h por dia, 7 dias na semana, inclusive em feriados, como neste período do carnaval. Caso o contribuinte opte por resolver demandas mais complexas que precisem do atendimento humano, apenas serão atendidos após as festividades, a partir do dia 3 de fevereiro.

Segundo o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, a ferramenta fortalece o relacionamento com o contribuinte. “O usuário tem mais autonomia para resolver demandas que estejam totalmente automatizadas, ou pelo menos ter informações preliminares, como documentos necessários para atendimentos mais complexos. Assim, facilita a resolução de pendências com mais agilidade”, destaca.

Todos os serviços fazendários disponibilizados na plataforma podem ser conferidos na página da Nise em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.

A Nise
Atualmente, a plataforma oferece 138 serviços disponíveis para a sociedade alagoana. Desse total, são divididos em: 56 de redirecionamento, 81 de atendimento humano e 1 de autosserviço.

Dentre eles, podemos citar: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); geração e desbloqueio de senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas), Balcão GEOT (Retificações, contestações, etc.) e Simples Nacional.

Além disso, a assistente virtual presta um serviço orientado à informação referente ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); Certidões e Declarações, entre outros.

Atendimento presencial
Para aqueles que desejam ser atendidos presencialmente pela Sefaz, em Maceió e em Arapiraca, é preciso ficar atento aos horários e informações.

Os atendimentos estão acontecendo de forma mista (com e sem agendamento). Isto é, em geral, ocorrem das 8h às 14h, conforme a Portaria da Sefaz Nº 950/2021, sendo no primeiro horário (das 8h às 12h) através de agendamento pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br e no segundo período (de 12h às 14h) sem necessidade de agendamento, com controle definido por cada setor de atendimento, conforme observada a demanda.
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