Ao longo da vida, os percursos feitos nos coletivos foram marcados pela amizade construída com outros passageiros, também com motoristas e cobradores, inclusive já evitou perder o local de descida porque contou com a ajuda de um cobrador que a acordou a tempo.
Dois momentos especiais da jovem foram festejados dentro dos ônibus. Um deles foi uma festa de aniversário, organizada com direito a todos os itens de uma festa convencional, bolo, balões e os convidados que embarcavam na linha João Sampaio/Trapiche que a levava a jovem com destino a faculdade de Terapia Ocupacional na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
"Levamos o som, dançamos e assim foi feito. Logo após os parabéns, todos receberam seu pedacinho de amor [bolo com salgados, doces e refrigerante], alguns comeram dentro do coletivo e outros levaram para o trabalho dizendo que seria seu lanche”, lembrou Rafaela.
A rotina para conciliar faculdade, estágios e a vida pessoal foi marcada por embarques e desembarques. Na conclusão do curso superior, a decisão pelo local do ensaio foi por fotos nos ônibus da Capital. Segundo a profissional, uma forma de agradecer a todos que marcaram sua vida dentro do transporte coletivo.
Como momento marcante para conclusão do curso superior, Rafaela destaca a política pública do Passe Livre Estudantil, um benefício instituído pelo prefeito de Maceió, JHC, como um programa de valorização do ensino e para proporcionar qualidade de vida para os estudantes.
"Eu acho maravilhoso e acredito ser a solução para os problemas de diversos estudantes, seja de nível superior, fundamental ou médio, pois a passagem, embora fosse ‘meia passagem’ ainda sim, eram custos financeiros e isso para uma família que já tem despesas básicas e que recebe um salário básico ou que não tem salário fixo, acabava sendo limitante”, explica a hoje, profissional.
Por diversas vezes, conta Rafaela, colegas de faculdade deixaram de ir as aulas por não terem o dinheiro do transporte.
“Eu inclusive já pedi para uma amiga minha pagar minha passagem, pois meus créditos do mês haviam acabado. E para muitas famílias, o dinheiro que seria utilizado para realizar a recarga do vale transporte, acaba sendo investido em outras coisas pessoais ou familiares”, testemunha a usuária.
O prefeito JHC considera essa decisão em facilitar o acesso de todos ao transporte público como um dos marcos da sua gestão. Um compromisso do Município para garantir o acesso ao ensino para os maceioenses que necessitam do transporte público em busca da formação.
"O Passe Livre faz parte de um compromisso firmado com os cidadãos. Para isso, a Prefeitura tem trabalhado bastante para elaborar iniciativas para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes. Fiquei emocionado quando vi a foto de Rafaela nas redes sociais contando que o Passe Livre fez parte da sua trajetória, como gestor a alegria de saber que estamos no caminho certo. Fortalecendo o acesso à educação”, afirmou o prefeito.
O titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, cita o quanto a boa prestação de serviços para o transporte coletivo de Maceió está como prioridade diária.
"Nossa obrigação é cobrar que as concessionárias que operam em Maceió prestem ao maceioense e a todos que visitam a Capital, um serviço de qualidade. Para isso, diversas medidas têm sido tomadas, como o WhatsApp do Transporte, um canal direto para reclamações, dúvidas e sugestões no número (82) 98134-6858”, lembrou Costa.
O superintendente destaca ainda que a tecnologia do Vamu, que amplia as formas de pagamento da tarifa, permite que a passagem seja paga também com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo.
“Temos o compromisso de fiscalizar para que o transporte público seja acessível e seguro para todos", reforçou André Costa.