Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
31/03/2022 às 20h47min - Atualizada em 31/03/2022 às 20h47min

Maceió é a capital do país mais ágil em abertura de empresas

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

brir uma empresa em Maceió leva menos tempo do que uma viagem de carro entre a capital alagoana e Fortaleza (CE). Um levantamento do Governo Federal, com dados de setembro a dezembro de 2021, mostrou que o cadastro de novas empresas em Maceió foi o mais ágil entre todas as capitais do Brasil, com tempo médio de 14 horas.

Os dados revelam ainda que entre o segundo e terceiro quadrimestre de 2021 a redução de tempo foi de 8 horas em Maceió. O destaque no cenário nacional nos últimos quatro meses de 2021, entre todas as capitais, é resultado do trabalho de desburocratização e da expansão do empreendedorismo realizado pela Secretaria Municipal de Economia (Semec).

O tempo médio para abrir novas empresas na capital, apresentado pelo levantamento, pode ser comparado à duração de uma viagem de carro entre Maceió e Fortaleza, que leva pouco mais de 14 horas seguindo a BR-110, segundo dados do Google Maps. Ou seja, se alguém sai de Maceió às 6h e chega ao destino às 20h, foi o tempo para uma nova empresa surgir.

Por outro lado, várias capitais apresentaram aumento no tempo para a criação de empresas. Em Salvador, por exemplo, o tempo médio é de quase 5 dias e em Belém são necessários 3 dias e 20 horas para abertura de uma nova empresa.

Os dados divulgados são do Mapa de Empresas, uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal. O levantamento fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para abertura de novas empresas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90