Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
28/07/2022 às 14h13min - Atualizada em 28/07/2022 às 14h13min

Paulo Dantas destaca redução do ICMS sobre o etanol em audiência na Asplana

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

O governador e pré-candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), esteve nesta segunda-feira (25) na sede da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) para apresentar projetos voltados ao setor sucroenergético alagoano. Na ocasião, ele recebeu um documento com solicitações da categoria e prestou contas de tudo que foi feito para os produtores rurais nos oito últimos anos. A área responde por mais de 60 mil empregos diretos em Alagoas, responsável por mais de 10% do PIB do Estado.

Foto: Reprodução

“Nós vamos trabalhar como o ex-governador Renan Filho vinha trabalhando, ouvindo o setor, dialogando com transparência. Fazendo o que é possível ser feito, pois temos que manter o estado com equilíbrio fiscal. Um estado que tenha responsabilidade de pagar suas contas, capacidade de investir com seus próprios recursos. Hoje o nosso PIB gira em torno dos R$ 60 bilhões e nossa meta é que nos próximos anos chegue aos R$ 120 bilhões”, disse Paulo Dantas.

Paulo lembrou ainda que o Estado de Alagoas baixou o ICMS do etanol de 17% para 9%, o que vai aumentar o consumo deste combustível, ampliando a necessidade de produção. “Isso é fundamental porque aumenta a competitividade do setor sucroalcooleiro, um setor que gera emprego, mais renda, promove oportunidades e fortalece o desenvolvimento econômico regional, possibilita valorizar o preço junto ao consumidor”, declarou.

Ações do Governo para o setor

Em fevereiro de 2022, o Governo de Alagoas assinou o decreto que prorroga os benefícios de ICMS ao setor sucroenergético por mais quatro anos. O ato concedeu um crédito presumido de 12% que reduz a carga tributária em aproximadamente 50% nessas operações, o que pode ajudar a baratear o etanol vendido nos postos, nos próximos anos.

Além disso, em 2018 o Governo de Alagoas entregou seis tratores para a Asplana que foram doados a produtores de cana de Alagoas. Os equipamento auxiliam no plantio e na recuperação da produção da safra de cana.

Em 2017 o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura disponibilizou fertilizantes químicos suficientes para 01 hectare por produtor para renovar e recuperar a produção de pequenos plantadores de cana-de-açúcar de Alagoas.

Foram beneficiados 3.547 agricultores familiares que tem essa atividade como principal fonte de renda, sendo totalizadas 1.773,5 toneladas de fertilizantes, sendo meia tonelada por produtor familiar que são cadastrados pela Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

“Nós precisamos mesmo dessa mão amiga do governo. É de fundamental importância esse elo. Para termos máquinas agrícolas, distribuição de sementes, evitar o êxodo rural. Historicamente a Asplana sempre teve parceria com o governo do estado e acredito que na gestão de Paulo Dantas vai continuar tendo”, disse o presidente da Asplana, Edgar Filho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90