Paulo Dantas (MDB) aparece mais uma vez na liderança das intenções de voto para as eleições deste ano para governador, em mais um levantamento do instituto Ibrape, em parceira com o portal Cada Minuto. O atual governador pontuou em 33%, três pontos a mais que a pesquisa anterior, realizada no começo de julho.
O senador Fernando Collor (PTB) continua em segundo lugar com 27% das intenções de voto, 8 a mais que o levantamento anterior. Rodrigo Cunha (União Brasil) caiu para 14% - queda de 2% –; e Rui Palmeira (PSD) aparece com 7%, três pontos a menos que a pesquisa anterior do Ibrape.
Entre os entrevistados, 1% votaria em outro candidato, 10% não sabem ou ainda estão indecisos – 6% a menos que o levantamento anterior – e 8% em branco ou nulo.
PRIMEIRO TURNO
Quando os apoios foram apresentados aos entrevistados, Paulo Dantas – com o apoio de Lula (PT) e Renan Filho (MDB) – vai a 40%, ficando a um ponto de possibilidade de vitória em primeiro turno.
Fernando Collor, com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e o deputado estadual Cabo Bebeto (PL), segue com os mesmos 27% das intenções de voto. Já Rodrigo Cunha – com o apoio do prefeito de Maceió JHC (PSB) e do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) – aparece nesse levantamento com 10%.
Rui Palmeira, com o apoio de apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque e do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aparece com 4%.
Com a vinculação de apoios políticos, 12% dos entrevistados se disseram indecisos ou não souberam responder; 7% votariam em branco ou nulo.
SEGUNDO TURNO
Nas simulações de segundo turno, o atual governador vence todos os adversários. Contra Fernando Collor, o emedebista seria reeleito com 42% dos votos, contra 32% do senador bolsonarista.
Já contra Rodrigo Cunha, Paulo Dantas teria 43% dos votos, contra 22%. Já contra Rui Palmeira, o placar seria de 47% a 14% a favor do atual governador.
Numa simulação entre Fernando Collor e Rodrigo Cunha, o primeiro venceria por 35% a 25%.
SENADO
Já na disputa para o Senado, o ex-governador Renan Filho aparece com 57% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado estadual Davi Davino Filho (PP), com 17%; pelo atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), com 10%. Mário Agra (PSOL) não pontuou.
Votos em branco, ou nulos, somaram 9% e indecisos, 7%.
POTENCIAL E REJEIÇÃO
O ex-deputado federal Regis Cavalcante (Cidadania) foi o nome que apareceu com o maior percentual de rejeição, 56%. Paulo Dantas foi o pré-candidato com a menor, 29%.
O segundo nome mais rejeitado é o de Rui Palmeira, com 46%. Fernando Collor foi rejeitado por 46%. Cícero Albuquerque (PSOL) pontuou em rejeição com 45%; e Mônica Carvalho (Avante), com 42%.
Rodrigo Cunha foi rejeitado por 38% dos entrevistados.
Paulo Dantas lidera quando perguntado aos entrevistados qual o “único” nome que votaria, com 29%. Fernando Collor aparece em seguida, com 23%; Rodrigo Cunha, 9%; e Rui Palmeira, 5%.
AVALIAÇÃO DE GOVERNO
O Ibrape também perguntou a avaliação do governo Paulo Dantas e 57% dos entrevistados disseram que a gestão do emedebista é boa ou ótima. 16% disseram ser regular e 15% ruim ou péssima. 15% não soube opinar.
Quando a pergunta foi se aprova ou não o governo Paulo Dantas, 68% responderam positivamente. 17% disse reprovar o atual Governo do Estado. 15% não souberam responder u não quiseram opinar.
DADOS
A pesquisa do Ibrape, em parceira com o portal Cada Minuto, foi às ruas entre os dias 21 e 24 de julho e entrevistou 1.992 pessoas em todas as regiões de Alagoas. A margem de erro do levantamento é de 2,2 % para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número AL-02634/2022 BR-03465/2022.