Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
28/07/2022 às 14h39min - Atualizada em 28/07/2022 às 14h39min

Ibrape: Paulo Dantas segue líder nas intenções de voto para governador

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

Paulo Dantas (MDB) aparece mais uma vez na liderança das intenções de voto para as eleições deste ano para governador, em mais um levantamento do instituto Ibrape, em parceira com o portal Cada Minuto. O atual governador pontuou em 33%, três pontos a mais que a pesquisa anterior, realizada no começo de julho.

O senador Fernando Collor (PTB) continua em segundo lugar com 27% das intenções de voto, 8 a mais que o levantamento anterior. Rodrigo Cunha (União Brasil) caiu para 14% - queda de 2% –; e Rui Palmeira (PSD) aparece com 7%, três pontos a menos que a pesquisa anterior do Ibrape.

Entre os entrevistados, 1% votaria em outro candidato, 10% não sabem ou ainda estão indecisos – 6% a menos que o levantamento anterior – e 8% em branco ou nulo.

PRIMEIRO TURNO

Quando os apoios foram apresentados aos entrevistados, Paulo Dantas – com o apoio de Lula (PT) e Renan Filho (MDB) – vai a 40%, ficando a um ponto de possibilidade de vitória em primeiro turno.

 
 

 

Fernando Collor, com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e o deputado estadual Cabo Bebeto (PL), segue com os mesmos 27% das intenções de voto. Já Rodrigo Cunha – com o apoio do prefeito de Maceió JHC (PSB) e do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) – aparece nesse levantamento com 10%.

Rui Palmeira, com o apoio de apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque e do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aparece com 4%.

Com a vinculação de apoios políticos, 12% dos entrevistados se disseram indecisos ou não souberam responder; 7% votariam em branco ou nulo.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, o atual governador vence todos os adversários. Contra Fernando Collor, o emedebista seria reeleito com 42% dos votos, contra 32% do senador bolsonarista.

Já contra Rodrigo Cunha, Paulo Dantas teria 43% dos votos, contra 22%. Já contra Rui Palmeira, o placar seria de 47% a 14% a favor do atual governador.

Numa simulação entre Fernando Collor e Rodrigo Cunha, o primeiro venceria por 35% a 25%.

SENADO

 
 


Já na disputa para o Senado, o ex-governador Renan Filho aparece com 57% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado estadual Davi Davino Filho (PP), com 17%; pelo atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), com 10%. Mário Agra (PSOL) não pontuou.

Votos em branco, ou nulos, somaram 9% e indecisos, 7%.

POTENCIAL E REJEIÇÃO

 
 


O ex-deputado federal Regis Cavalcante (Cidadania) foi o nome que apareceu com o maior percentual de rejeição, 56%. Paulo Dantas foi o pré-candidato com a menor, 29%.

O segundo nome mais rejeitado é o de Rui Palmeira, com 46%. Fernando Collor foi rejeitado por 46%. Cícero Albuquerque (PSOL) pontuou em rejeição com 45%; e Mônica Carvalho (Avante), com 42%.

Rodrigo Cunha foi rejeitado por 38% dos entrevistados.

Paulo Dantas lidera quando perguntado aos entrevistados qual o “único” nome que votaria, com 29%. Fernando Collor aparece em seguida, com 23%; Rodrigo Cunha, 9%; e Rui Palmeira, 5%.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO

O Ibrape também perguntou a avaliação do governo Paulo Dantas e 57% dos entrevistados disseram que a gestão do emedebista é boa ou ótima. 16% disseram ser regular e 15% ruim ou péssima. 15% não soube opinar.

Quando a pergunta foi se aprova ou não o governo Paulo Dantas, 68% responderam positivamente. 17% disse reprovar o atual Governo do Estado. 15% não souberam responder u não quiseram opinar.

 
 
 
 

 

DADOS

A pesquisa do Ibrape, em parceira com o portal Cada Minuto, foi às ruas entre os dias 21 e 24 de julho e entrevistou 1.992 pessoas em todas as regiões de Alagoas. A margem de erro do levantamento é de 2,2 % para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número AL-02634/2022 BR-03465/2022.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90