Evento terá como foco principal dar visibilidade às produções desenvolvidas pelas crianças e professores dos Centros Municipais de Educação Infantil

Promover a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento infantil das crianças que cultivam a cultura por meio de interações e brincadeiras. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação realizará nos dias 05 e 06 de outubro a “I Mostra das culturas infantis de Maceió”. O evento tem como objetivo evidenciar as linguagens, o pensamento e a cultura da infância vivenciada nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Gomes, explica que o projeto do evento também pretende destacar a importância da documentação pedagógica para a prática docente que envolve as crianças. Com isso, será possível transformar as escolas em um observatório para pesquisa e produção de conhecimento.

“O evento vem reafirmar o que está posto nos documentos da rede sobre as especificidades do trabalho realizado com as crianças na educação infantil. Por esta razão o público-alvo do evento são todos os profissionais da rede de ensino de Maceió e toda a comunidade escolar”, ressalta a coordenadora.

Para ela, essa primeira mostra das culturas infantis é importante, sobretudo, porque mostrará as diversas formas de interações e brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento infantil. “As crianças aprendem com todo o seu corpo, não só a dimensão cognitiva, mas desenvolvem também diversas dimensões culturais, sociais e afetivas. Então tudo isso acontece ao mesmo tempo”, diz.

No evento serão realizadas quatro ações simultâneas: lançamento do Laboratório das Culturas Infantis (LABCIM), apresentação oral dos trabalhos dos docentes das experiências das crianças, exposição das produções das crianças de cada Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) e oficinas pedagógicas sobre os campos de experiências mediados por metodologias ativas.

Na programação consta ainda apresentação e exposição de trabalhos dos professores. Além disso, serão realizadas quatro oficinas pedagógicas que acontecerão simultaneamente dando a oportunidade aos profissionais da educação vivenciarem momentos formativos com base nas metodologias ativas. 

O edital e o link para as inscrições dos trabalhos a serem apresentados na I Mostra das Culturas Infantis já foram encaminhados para as escolas e serão avaliados por uma comissão científica composta por pesquisadores da área. 

Laura Barbosa (estagiária) / Ascom Semed