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08/09/2021 às 22h12min - Atualizada em 08/09/2021 às 22h12min

Formação com técnicos da Educação debate transição do Infantil para o Fundamental

Por Redação - Rodrigo Gomes
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Uma ação articulada entre as coordenadorias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu técnicos da Educação para discutir a transição dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Eles atuarão como multiplicadores dentro das escolas da Rede Municipal.

Através de discussões, o encontro formativo leva aos profissionais da Semed uma reflexão acerca da transição de alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, uma vez que as duas etapas contam com currículos distintos, podendo existir um conflito de concepções entre os professores que irão receber os novos estudantes.

O objetivo é que com esta formação, os técnicos da Educação estejam pedagogicamente preparados para levar estas discussões para dentro do ambiente escolar, junto às equipes gestoras e aos professores das unidades educacionais, para que estas instituições estejam aptas para agir de forma adequada neste momento de transição.

Segundo Patrícia Gomes, coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal, é necessário proteger o direito de ser criança do aluno que sai da Educação Infantil e entra no Ensino Fundamental, através de uma preparação adequada do ambiente escolar, dentro de critérios pedagógicos.

“O aluno que sai da Educação Infantil não deixou de ser criança e seu direito de ser criança precisa ser respeitado.O brincar é muito forte nesta etapa e faz parte dos eixos articuladores da prática pedagógica no Infantil e quando o aluno chega no Fundamental já existem as disciplinas e às vezes a brincadeira fica restrita ao intervalo. É importante pensar em práticas docentes que trabalhem as áreas do conhecimento sem esquecer da ludicidade”, afirmou.

Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental ressalta a necessidade de se estabelecer um ambiente escolar apropriado para recepcionar os estudantes que estão em um momento de transição de etapas dentro da educação básica.

“Precisamos receber bem essa criança que passa por essa transição e saber como trabalhar bem com ela no seu primeiro ano para poder executar o melhor trabalho pedagógico possível para que esse momento ocorra da melhor maneira possível em relação às questões pedagógicas”, concluiu.

Fonte: Ascom Semed

 


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