A pandemia de Covid-19 reforçou a importância de se pensar na formação tecnológica dos profissionais da educação, que se viram imersos em uma nova realidade com o ensino remoto. Pensando nisso, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), uma das ramificações do Centro Municipal de Formação (CMF), tem realizado ações voltadas exclusivamente para a formação em tecnologias digitais desses profissionais.
Segundo Déborah Matos, responsável pela coordenação do NTE, as ações executadas pelo núcleo focam diretamente na formação das habilidades com ferramentas digitais dos profissionais da educação através da promoção de cursos e oficinas.
“O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais vem para contribuir para o desenvolvimento das competências digitais docentes e para o uso efetivo das tecnologias digitais na educação. Para isso, são ofertados cursos e oficinas, além da construção e disponibilização de materiais digitais”, disse Déborah.
Em 2021, já foram ofertados três cursos de utilização da plataforma Google Sala de Aula, para coordenadores pedagógicos das escolas do Ensino Fundamental. A partir de 2022, a atividade formativa deve envolver a coordenação pedagógica da educação infantil.
Entre as ações efetivas do NTE está, também, a divulgação de tutoriais de uso de algumas ferramentas utilizadas pelos profissionais através da plataforma Padlet. Docentes e técnicos podem acessar a plataforma através deste link e acessar, além dos tutoriais, conteúdos informativos veiculados pelo NTE.
Vera Pontes, coordenadora geral de centros e núcleos, defende que as atividades executadas pelo NTE fortalecem o processo de ensino e aprendizagem entre os educadores da rede municipal.
“O impacto dessas ações é enorme, uma vez que estaremos investindo na qualificação profissional dos professores, focalizando e priorizando a apropriação pedagógica das tecnologias digitais. Tudo isso irá potencializar o processo de ensino e aprendizagem, ampliando os cenários e os espaços, além das possibilidades didático-pedagógicas com relação às aulas desenvolvidas nas escolas”, pontuou.
Além disso, Vera reforça que a execução dessas ações não deverá se restringir apenas ao atual momento da pandemia do coronavírus. “Essas ações formativas, com foco na docência digital, não devem se restringir ao contexto pandêmico. Nossa aposta é que seja um projeto continuo e permanente no âmbito da educação municipal de Maceió”, concluiu.
Fonte: Ascom Semed