Alagoas vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde, que autorizou no domingo (21) a utilização de todas as vacinas armazenadas pelos estados, como estoque para a 2ª dose, para que sejam utilizadas imediatamente como 1ª dose. O objetivo é ampliar o número de vacinados no Brasil.
Antes da autorização, estados e municípios brasileiros estavam guardando metade dos imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose. Segundo o MS, a medida foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores.
No domingo, o governador Renan Filho (MDB) anunciou a chegada de 88.200 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 52.200 doses da vacina CoronaVac e 36.000 doses da AstraZeneca.
Essa leva de vacina vai ser para pessoas com idade entre 68 e 71 anos e para os profissionais de 50 a 54 anos que estão trabalhando em hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios públicos e privados.
A vacinação na capital começou no dia 20 de janeiro, primeiro com profissionais de saúde da linha de frente e idosos de instituições de longa permanência.
No domingo (21), Maceió iniciou a imunização para os profissionais de 50 a 54 anos que estão trabalhando em hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios públicos e privados. Já nesta segunda (22), foi a vez dos idosos com 71 anos.