A unidade é parte do maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas. Mas nem sempre foi assim, lembrou Renan Filho: “A Alagoas do passado, das gestões do passado, dos políticos do passado, das pessoas que trabalhavam no serviço público do passado, viveu muita dificuldade. Hoje, a gente tem um parque de saúde pública que conseguiu, por exemplo, atender todo mundo na pandemia sem colapsar, e conseguimos, ainda, ser o terceiro estado do Brasil com menor número de mortes por habitantes mesmo sendo um estado mais pobre do que a média nacional”.
A construção de um hospital vai além da edificação, conforme explicou o secretário da Saúde, Alexandre Ayres. “Diferente de fazer uma escola, de fazer uma estrada, fazer um hospital não é só construir um prédio. Fazer um hospital é construir uma estrutura, e, principalmente, ocupar essa estrutura com pessoas dedicadas, pessoas que olhem para o cidadão como se fosse seu familiar. Esse é o maior exemplo que eu tenho da palavra orgulho, quando eu falo do Hospital Regional da Mata. Vocês, em um ano, viraram referência na saúde pública de Alagoas”, garantiu.
Mudança de vida – Os moradores da cidade e da região, que precisavam se deslocar para a capital, Maceió, para serem atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE), vivem uma nova realidade, relatou o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil. “Essa obra se tornou a maior obra de toda a região, não só no aspecto físico, mas no aspecto da ação de salvar vidas, que é o mais importante. Fico emocionado quando vejo aquelas famílias que se dirigiam a Maceió, muitas vezes sem dinheiro, e hoje quando adoecem vêm aqui, na porta de casa, até a pé”, conta feliz.
Durante a solenidade, a diretora-geral do Hospital Regional da Mata, Marcele Gomes, destacou que a unidade hospitalar já atendeu mais de 50 mil pessoas e realizou mais de 1.200 procedimentos cirúrgicos, entre eles 600 caracterizados como de urgência e emergência. “Isso significa que 600 pessoas, possivelmente, não teriam tempo de chegar à capital. Seiscentas vidas salvas por esses procedimentos cirúrgicos. Um hospital repleto de pessoas que cuidam de pessoas, seres humanos que escutam nossos pacientes e que atendem à necessidade dos mesmos e com a agilidade que eles merecem”, disse.
Mais Creches CRIA – A construção da primeira creche do Programa CRIA no município foi autorizada pelo governador Renan Filho durante as comemorações do primeiro ano do Hospital. A creche vai suprir o vazio assistencial pedagógico e nutricional das crianças de 0 a 3 anos. Só esta unidade terá capacidade para atender 200 crianças em tempo integral e gerar 40 empregos diretos.