Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
23/03/2021 às 20h39min - Atualizada em 23/03/2021 às 20h39min

Ufal ganhará Centro de Engenharia de Energias Renováveis orçado em R$2,3 mi

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
Reitor Josealdo Tonholo, professores do Ceca e o deputado Marx Beltrão em visita às obras.

A Universidade Federal de Alagoas ganhará o Centro de Engenharia de Energias Renováveis. As obras já foram iniciadas e a construção está sendo realizada com recursos na ordem de R$ 2,3 milhões garantidos em Brasília pelo deputado federal Marx Beltrão. O parlamentar, o reitor Josealdo Tonholo e professores do Centro de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) visitaram as obras do novo prédio.

“Esta obra é mais uma conquista para a educação de Alagoas. Fico muito honrado por ter assegurado os recursos para este importante equipamento, que fortalece e estrutura a Universidade Federal. As obras estão avançando e conferi de perto os trabalhos com o reitor Josealdo Tonholo e professores do Ceca. É o ensino superior se expandindo para os alagoanos, tirando sonhos do papel e promovendo o futuro. Seguirei em Brasília garantindo verbas para todas as áreas da educação alagoana” assegurou Beltrão durante a visita.

O novo Centro vai abrigar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Energias Renováveis da Ufal. Esta é uma graduação inovadora e fundamental na estratégia de desenvolvimento energético sustentável do Nordeste e do Brasil, sendo um dos tópicos de pesquisa mais importantes na atual realidade mundial.

A nova unidade possibilitará que alunos, técnicos e docentes da Ufal desenvolvam conhecimento de ponta nesta área, situando Alagoas em uma discussão vital e indispensável, que é produzir energias limpas e sem agressão ao meio ambiente. O engenheiro de energias renováveis é o profissional responsável por pesquisar matrizes energéticas mais eficazes com o mínimo de dano ambiental. Visando à sustentabilidade, à melhor qualidade e à segurança, os engenheiros de energias renováveis têm como foco de estudo as energias solar (obtida através do sol), eólica (do vento), hídrica (obtida através da energia potencial de uma massa de água), de biomassa (obtida através de elementos de origem orgânica), geotérmica (obtida através do calor da Terra), das marés, dentre outras.

O projeto do Centro de Engenharia de Energias Renováveis possui dois blocos, A e B. O Bloco A é térreo e possui duas salas de aula e um laboratório didático, com capacidade para 106 alunos por turno (matutino e vespertino), sendo 40 alunos por sala de aula e 26 no laboratório. No Bloco B são dois pavimentos, sendo que o térreo possui duas salas de aula e um laboratório didático, com capacidade para 105 alunos por turno, sendo 40 alunos por sala de aula e 25 no laboratório.

Fonte: UFAL


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90