Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
22/10/2021 às 23h55min - Atualizada em 22/10/2021 às 23h55min

CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE IMAGEM DO HGE DARÁ MAIS AGILIDADE AOS EXAMES REALIZADOS NA UNIDADE

Por: Redação
Rede alagoana de notícia
Segundo o coordenador do Centro de Imagem do HGE, Victor Rocha, nova unidade irá qualificar o diagnóstico aos pacientes do HGE - Thallysson Alves
 

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, é a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, com poder assistencial de Média e Alta Complexidade. Cerca de 400 cidadãos chegam diariamente à procura da cura de doenças e agravos, que é alcançada com o empenho de profissionais altamente capacitados. Mas, para qualificar, ainda mais, a assistência prestada aos usuários, a Secretaria Estado da Saúde (Sesau) está construindo um Centro de Imagem na unidade hospitalar, que irá agilizar a realização de exames e, desse modo, acelerar a investigação de doenças e, automaticamente, o início do tratamento.

 O novo serviço irá aprimorar o diagnóstico de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que apresenta como sintomas a dor de cabeça, confusão mental, paralisia, alterações na fala, na compreensão e na visão. Para isso, o novo Centro de Imagem do HGE irá assegurar a realização de exames ainda mais modernos, como a tomografia computadorizada, que irá apontar a área do cérebro afetada e se o AVC foi isquêmico ou hemorrágico, ajudando os neurologistas no diagnóstico.

“A tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia. A vantagem do exame é a rapidez da realização e a possibilidade de ser realizado em pacientes que necessitam de monitoramento intensivo dos parâmetros cardiovasculares. Vale recordar que, quanto mais rápido o paciente é diagnosticado e tratado, menor é o risco de sequelas”, pontuou o coordenador médico do Setor de Imagem, Victor de Macedo Rocha.

Este ano, de janeiro a setembro, o HGE já realizou 71.727 exames de imagem – 16.342 foram tomografias computadorizadas. Em 2020, o Setor de Imagem registrou 88.313 exames – 65.411 no mesmo período de janeiro a setembro. Diante da grande demanda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investindo na construção de um Centro de Imagem, com nova sala de Raios-X, mais um tomógrafo, posto de enfermagem e salas de espera, de laudo e de recuperação do paciente.

“O projeto é todo de construção, em uma área vizinha ao HGE, doada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O local tem ligação direta com o hospital e presenteará os profissionais com conforto e melhores condições físicas para o funcionamento dos equipamentos. Toda a construção está obedecendo às orientações dos acessos existentes, posicionamento estratégico e normas vigentes”, explicou o engenheiro Paulo Carvalho.

Segundo o gerente do HGE, Paulo Teixeira, o investimento do Governo de Alagoas dará aos pacientes do HGE mais agilidade na realização dos exames. Além disso, a instalação de novos equipamentos concederá ainda mais qualidade aos resultados, o que beneficia diretamente à assistência prestada pelas equipes multidisciplinares de todos os setores.

 “Nós somos o hospital que mais realiza exames de imagem em Alagoas. Por sermos porta aberta e referência no tratamento de várias patologias, entre elas as doenças cardiovasculares e os agravos causados pelo trauma, que demandam raios-X, tomografia computadorizada, ecocardiograma, endoscopia e eletrocardiograma. Sendo assim, ganhar um novo Centro de Imagem significa presentear quem mais precisa com segurança no atendimento de urgência e emergência”, afirmou o gestor do HGE.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90