26/03/2021 às 13h12min - Atualizada em 26/03/2021 às 13h12min
Estudantes da Universidade Federal de Alagoas vão aderir paralisação no dia 29 de março de 2021
Estudantes protestam por falta de assistência relacionadas à projetos de pesquisa.
Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
Centros acadêmicos e Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Alagoas defendem adesão a paralisação estudantil na UFAL. A demora na aprovação do orçamento da União para o ano de 2021 já causa problemas à Universidade Federal de Alagoas. Estudantes, professores e pesquisadores estão às cegas sobre o futuro dos projetos desenvolvidos e das bolsas estudantis até que o texto seja aprovado no Congresso Nacional.
De acordo com o reitor Josivaldo Tonholo, está previsto um corte de 24% no orçamento da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foram consideradas as despesas do Ministério da Educação (MEC) frente à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Considerando que esses estudantes precisam desse valor mensal para suas necessidades básicas, como o pagamento de água, energia elétrica, alimentação, moradia e principalmente internet para assistir as aulas e estudar, essa situação apenas se agrava diante de uma pandemia onde muitos têm seu sustento e o sustento de seus pais ameaçados. Assim, esses discentes não estão conseguindo ter um bom rendimento acadêmico. Em meio a esse cenário, estamos paralisando todas as nossas atividades do dia 29 de março, tanto aulas como pesquisas, e convidam a todos os discentes e docentes a se solidarizar com a causa paralisando suas atividades também.