Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
01/12/2021 às 22h39min - Atualizada em 01/12/2021 às 22h39min

GOVERNO DO ESTADO LANÇA O RONDA NO BAIRRO NO BENEDITO BENTES NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (29)

Região será a quarta localidade atendida pelo programa que tem mudado o jeito de fazer segurança pública e a prevenção da violência em Alagoas; solenidade ocorre a partir da 15h, na praça Padre Cicero

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
Motos e patinetes para a orla - Durante a solenidade de lançamento do território Benedito Bentes, o governador Renan Filho (MDB/AL) vai entregar 12 motos BMW novas e patinetes. Todos os novos equipamentos serão utilizados no policiamento de proximidade no território da orla marítima.

 

Experiência positiva - Com quase quatro anos de atuação nos territórios do Centro, orla marítima e Jacintinho, o Ronda no Bairro tem sido uma experiência positiva na prevenção à violência e redução dos índices de crimes, sobretudo, dos atos violentos contra o patrimônio.

Um dos destaques é a redução a índice zero na quantidade de assaltos à coletivos nas suas aéreas de atuação, além de diminuição significativa em até 80% em outras modalidades de delitos, como assaltos à mão armada, roubos a estabelecimentos comerciais e roubos de veículos.

“Com sua filosofia de proximidade, o Ronda se destaca por manter uma relação bastante próxima às comunidades onde atua, se tornando um parceiro da população. Comprovadamente, a simples presença dos agentes do Programa nas ruas já inibe a ação dos bandidos e isso se reflete nos nossos levantamentos estatísticos sobre a atuação do Ronda”, destaca o superintendente do Programa, coronel Cícero Silva.

Integração - Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, a experiência do Ronda comprova que a atuação integrada das secretarias é o caminho eficiente para garantir segurança e tranquilidade à população. “Ao estar próximo das comunidades, o Ronda consegue detectar possíveis áreas de conflito e atuar preventivamente com suas ações sociais ou culturais, sem esquecer as atividades de policiamento, embora não ostensivo, pois este não é o objetivo do Programa, mas de vigilância permanente. E esta fórmula tem dado muito certo. Tanto que agora, por determinação do governador Renan Filho, estamos levando esse ‘case’ para uma das áreas de maior população de Maceió, o Benedito Bentes”, informa.

Já o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, também destaca a integração entre a Secretária de Segurança Pública (SSP) e a Seprev. “Ao unirmos prevenção e policiamento, no caso do Ronda, de proximidade, estamos mostrando aos alagoanos que é possível fazer segurança de uma forma mais humanizada, quebrando paradigmas e apresentando resultados concretos de combate e prevenção à violência”, ressalta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90