Experiência positiva - Com quase quatro anos de atuação nos territórios do Centro, orla marítima e Jacintinho, o Ronda no Bairro tem sido uma experiência positiva na prevenção à violência e redução dos índices de crimes, sobretudo, dos atos violentos contra o patrimônio.
Um dos destaques é a redução a índice zero na quantidade de assaltos à coletivos nas suas aéreas de atuação, além de diminuição significativa em até 80% em outras modalidades de delitos, como assaltos à mão armada, roubos a estabelecimentos comerciais e roubos de veículos.
“Com sua filosofia de proximidade, o Ronda se destaca por manter uma relação bastante próxima às comunidades onde atua, se tornando um parceiro da população. Comprovadamente, a simples presença dos agentes do Programa nas ruas já inibe a ação dos bandidos e isso se reflete nos nossos levantamentos estatísticos sobre a atuação do Ronda”, destaca o superintendente do Programa, coronel Cícero Silva.
Integração - Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, a experiência do Ronda comprova que a atuação integrada das secretarias é o caminho eficiente para garantir segurança e tranquilidade à população. “Ao estar próximo das comunidades, o Ronda consegue detectar possíveis áreas de conflito e atuar preventivamente com suas ações sociais ou culturais, sem esquecer as atividades de policiamento, embora não ostensivo, pois este não é o objetivo do Programa, mas de vigilância permanente. E esta fórmula tem dado muito certo. Tanto que agora, por determinação do governador Renan Filho, estamos levando esse ‘case’ para uma das áreas de maior população de Maceió, o Benedito Bentes”, informa.
Já o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, também destaca a integração entre a Secretária de Segurança Pública (SSP) e a Seprev. “Ao unirmos prevenção e policiamento, no caso do Ronda, de proximidade, estamos mostrando aos alagoanos que é possível fazer segurança de uma forma mais humanizada, quebrando paradigmas e apresentando resultados concretos de combate e prevenção à violência”, ressalta.