Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
14/12/2021 às 12h58min - Atualizada em 14/12/2021 às 12h58min

Escolas estaduais são premiadas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

Escolas Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, e Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, foram medalhistas.

Por: Redação
Rede alagoana de notícia
Orgulhosos, alunos atribuem medalhas ao esforço e apoio dos professores.
 
Texto de Ana Paula Lins
 

Duas escolas da rede estadual alagoana foram premiadas em uma das mais importantes competições de matemática do mundo, a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF). As escolas estaduais Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, e Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, conquistaram bronze, prata e uma premiação na competição, que é a seção brasileira da olimpíada internacional Mathématique sans Frontières. Segundo informações da organização do evento, em todo o país, 50 mil estudantes, de 1.162 escolas públicas e privadas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal distribuídos em 3.293 equipes oriundas de 950 escolas participaram da 10ª edição da MSF.

A Escola Estadual Djalma Barros Siqueira participou da competição com três equipes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e conquistou prata na categoria regional e bronze e prata na nacional. O excelente desempenho da escola lhe valeu ainda uma premiação especial dentre as escolas públicas estaduais de todo o Brasil (sendo a única alagoana premiada nesta categoria).

Já a Escola Estadual Manoel Matos conquistou prata na categoria regional e bronze na nacional com equipe de estudantes da 3ª série do ensino médio.

Orgulho

As escolas premiadas celebram o desempenho de suas equipes nas olimpíadas. “Participamos pela primeira vez da Matemática sem Fronteiras e o resultado não poderia ser melhor. Nesta competição, onde os alunos fazem as provas em equipes e não individualmente, participamos com três equipes e tivemos um desempenho esplêndido, conseguindo prata e bronze nos âmbitos regional e nacional. Estamos muito felizes e agradecemos ao apoio da diretora Elda Rocha e de toda equipe gestora e coordenação de nossa escola”, ressalta o professor Antônio Marcos que, junto com os colegas Sidneide Santos e Carlos Henrique, treinou os alunos para a prova.

Stefany Ângelo, líder da equipe da 3ª série da Djalma, destaca a importância da competição. “A Matemática sem Fronteiras foi uma excelente oportunidade de enriquecer nosso conhecimento na área e também nos permitiu praticar para a prova do Enem”, fala a garota, que é multimedalhista em diversas competições.

Orgulho também é o sentimento que define a Escola Manoel de Matos. “Competimos com os estudantes Ariel Góis de Freitas, Saulo Manoel Lourenço Barbosa, Esdras Ferreira Batista da Silva, José Rauan Kewve Ribeiro da Silva, todos sob a orientação do professor Wesley Martins. Esse resultado nos emociona muito e somos gratos a todos os envolvidos”, diz a diretora-geral Quitéria Calado.

Desempenho de Alagoas

Ao todo, Alagoas teve 31 premiados na MSF. Além das escolas Djalma Barros Siqueira e Manoel de Matos, conquistaram medalhas a escolas municipais Liege Gama Rocha (Coruripe) e Ayres Pereira da Costa (Maragogi), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Arapiraca e os colégios Marista, Maria Montessori, Contato, Batista Moriah e Cristo Rei, todos da capital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90