Realizada por meio da coordenadoria de programas e projetos educacionais da Secretaria Municipal de Alagoas (Semed), a ação beneficiou 63 estudantes de três turmas do Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora de programas e projetos, Kátia Lessa, a ação traz alegria para as comunidades mais carentes por meio da escola.
“Sempre buscamos aquela escola mais carente e fazemos essa ação com presentes e a chegada do Papai Noel. É uma tarde para as crianças e muito importante para elas, a alegria deles é contagiante”, pontua.
Quem também se contagia com a alegria das crianças é a coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Esmal, a juíza Carolina Valões. Ela diz que o que se doa para as crianças é recebido de volta em dobro, na forma de sorrisos. “Fazemos um trabalho no tribunal com juízes, servidores e desembargadores para conseguir esses brinquedos. Buscamos patrocinadores para trazer Papai Noel, balas”, detalha.
“Nosso objetivo é promover a solidariedade e aproximar o judiciário do cidadão e da educação, desmistificando essa ideia de que o juiz é uma figura distante”, acrescenta a juíza.
Fotos: Luan Oliveira
As crianças não sabiam quando a entrega ocorreria e observavam curiosas a movimentação no pátio da escola. Junto das professoras, fecharam os olhos e chamaram o Papai Noel, que respondeu o chamado e chegou sorridente e carregado de presentes.
Juíza Carolina Valões diz que objetivo é aproximar o judiciário da comunidade. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Entre as entregas dos presentes às crianças, a diretora da escola, Eliane Albuquerque, relembra a expectativa das crianças após a entrega das cartas para o Papai Noel, feita antes do evento. “As cartinhas foram todas atendidas, e estavam todos muito ansiosos por esse momento. Atendemos uma comunidade muito carente, das vilas Emater. Tudo que a gente faz para elas é festa, e hoje elas estão em clima de festa”, diz.
Bom Velhinho foi recepcionado com muita alegria pelas crianças. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Uma das crianças que receberam um presente das mãos do Bom Velhinho nesta sexta (10) foi Ana Júlia Santos, de 7 anos. Ela pediu uma caixa registradora em sua carta, para brincar de lojinha com sua amiga. “Estou muito animada para mostrar a ela e a minha mãe, estava muito ansiosa que respondessem minha carta”, revela.
Tiago e Ana Júlia ganharam os presentes que pediram. Fotos: Luan Oliveira / Ascom Semed
Tiago Ferreira Lima, de 6 anos, conta que gostou muito de tirar foto com o Papai Noel. “Estou muito feliz, eu queria muito um carrinho de controle remoto e foi o que ele me deu esse ano”, conta.
Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed