Segundo a coordenadora de programas e projetos educacionais da secretaria, Kátia Lessa, os programas e projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede.
“Várias ações foram realizadas nesse sentido. Direcionado aos servidores, a coordenadoria promoveu em parceria com a Universidade Federal de Alagoas [Ufal], atividades de acolhimento com pauta na saúde mental - a vivência de educação afetiva pela meditação. O projeto surgiu a partir do olhar empático da coordenadoria, que observou a necessidade de amparar os professores durante o isolamento social”, relata.
Em outra ação, a coordenadora disse que mais de trezentos alunos da rede municipal de ensino participaram das atrações circenses em atividades extraclasse e cerca de 233 alunos puderam prestigiar a 71ª edição da Expoagro Alagoas. “Além do concurso de redação do programa cidadania e justiça na escola, numa parceria com Escola Superior da Magistratura [Esmal], onde os estudantes vencedores receberão tablets como premiação”.
Entre outras ações, Kátia destacou as palestras sobre educação ambiental destinada aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares e a celebração ao outubro rosa com um ciclo de palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama, assim como, a participação de mais de dois mil estudantes que tiveram a oportunidade de visitar e saborear a gastronomia de 44 restaurantes da capital alagoana, numa parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), em homenagem ao dia das crianças.