Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
04/01/2022 às 22h13min - Atualizada em 04/01/2022 às 22h13min

Escola realiza trabalho de conscientização alimentar com crianças da Rede

Conscientização sobre alimentação saudável foram realizadas durante as aulas e trabalhadas com interdisciplinaridade

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Uma alimentação saudável e adequada é uma prioridade para as escolas da Rede Municipal de Educação. A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Cruz das Almas, veio realizando durante os meses de setembro, novembro e dezembro, atividades lúdicas para desenvolver, ensinar e dialogar a respeito da consciência alimentar com os 120 alunos do 1º ao 5º ano. O projeto foi multidisciplinar, e teve seu encerramento nesta terça-feira (21).

As atividades desenvolvidas em sala de aula tiveram todo o envolvimento da comunidade escolar que durante as aulas, auxiliaram as professoras para guiar os alunos através de textos e atividades com a temática da alimentação saudável, além de esclarecer a pirâmide alimentar, responsável por explicar os grupos de alimentos e suas funções no organismo.

A coordenadora pedagógica da Escola, Alecksandra Emídío, pontua os trabalhos sobre educação alimentar realizados com as crianças durante o final desse ano letivo.

00:00
00:17
 

“Sempre procuramos incluir essa conscientização alimentar nas atividades das crianças. Esse projeto vem na grade curricular de todas as escolas do município e começamos a desenvolvê-lo assim que voltamos de forma presencial. A merenda é essencial e supersaudável. Todo o cardápio vem da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para servi-los, e dessa forma, as professoras vinham mostrando para as crianças e trabalhando com textos, exercícios e cartazes, além de jogos e vídeos que foram mostrados para explicar a importância de se comer bem”, pontuou, a coordenadora.

Para o encerramento do programa, a nutricionista e técnica do setor de alimentação e nutrição escolar da Semed, Ana Denise Gouvêa, realizou uma palestra onde pôde abordar de forma lúdica as escolhas corretas do padrão alimentar saudável. A nutricionista ressaltou que a Educação sempre vem trabalhando com as escolas as práticas educacionais da alimentação saudável

“Como nutricionistas inseridos no programa nacional de alimentação escolar (Pnae), nós reconhecemos o direito humano a alimentação adequada e saudável para todos os alunos da nossa rede de ensino e entendemos que o padrão alimentar no Brasil foge dessa adequação. Sempre incentivamos as escolas na construção de projetos que visam trabalhar o eixo da educação alimentar e nutricional, e, dessa vez, participamos do fechamento do projeto na sagrada coração com uma palestra e um jogo de trilha saudável que falou sobre escolhas alimentares saudáveis e sua consequência para saúde”, ressaltou Ana Denise.

A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Nelly Gambôa, se disse muito entusiasmada com as atividades desenvolvidas em sala e explicou o que aprendeu.

Nelly se mostrou entusiasmada com as atividades realizadas. Foto: Nathan Araujo

Nelly se mostrou entusiasmada com as atividades realizadas. Foto: Nathan Araujo

Nelly se mostrou entusiasmada com as atividades realizadas. Foto: Nathan Araujo

“Alimentação saudável é muito importante, pois cuida do corpo. Se você consome coisas boas, sua barriga fica feliz. Gostei muito das tarefas sobre a alimentação saudável e das receitas, minha favorita foi a de arroz com cenoura e carne natural”, disse a menina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90