Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
04/01/2022 às 23h03min - Atualizada em 04/01/2022 às 23h03min

Pessoas em situação de rua e em acolhimento participam de Ceia de Natal

Ceia natalina da Casa de Ranquines contou com apoio da Prefeitura de Maceió e Secretaria Municipal de Assistência Social

Por: Redação
Rede alagoana de notícia

A noite de quarta-feira (23) foi especial para quem participou da Ceia de Natal promovida pela Casa de Ranquines com o apoio da Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Desde que a casa foi fundada, em 2005, o natal é celebrado entre as pessoas em situação de rua e as que estão acolhidas na instituição. O evento contou com um momento de oração, apresentações musicais de abrigados e do conjunto musical Ronda no Bairro.

Um dos participantes da ceia natalina foi João Klebson dos Santos, 33 anos, acolhido na Casa de Ranquines. Ele conta que para quem estava na rua, o apoio da comunidade Ranquines o fez voltar a participar da vida em sociedade. “Essa noite é um trabalho familiar. Cada um de nós viemos aqui amar o próximo, já que se estivéssemos na rua estaríamos com frio, com fome e aqui estamos todos reunidos”, disse.

CEIA DE NATAL

Partipantes celebram o Natal. Fotos: Ascom Semas

Ronaldo Tavares, 54 anos, revela que as datas como o Natal lembram da família e o fato de estar abrigado na Casa de Ranquines é possível receber o acolhimento como se estivesse vivendo com a própria família.

“Para mim é família, porque nesses momentos de angústia, tristeza e solidão, além de estar sem condições de me sustentar, essa casa me acolheu e isso é muito importante para enfrentar tudo isso. Estou muito feliz em poder comemorar o nascimento de Jesus”, contou.

Frei João Maria é o responsável pela Casa de Ranquines. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Assistência Social na realização da ceia natalina. O frei enfatizou ainda que nas celebrações do nascimento do menino Deus, a data é especial porque comemora-se o dia da família.

“Nós fizemos esta celebração com os nossos acolhidos e com aquelas pessoas que ainda estão em situação de rua e vulnerabilidade para buscarmos esta experiência do nascimento do menino Deus como espelho para renascermos juntos com ele”, revelou.

MOMENTO DE ORAÇÃO

Frei João Maria (esquerda), irmã Joana e Frei José em oração. Fotos: Ascom Semas

A Casa de Ranquines do Jaraguá acolhe cerca de 320 pessoas que estão em vulnerabilidade social e que moravam nas ruas. No Beneditos Bentes há outra unidade que atende crianças e acolhe uma média de 20 idosos. Em outros municípios alagoanos, o trabalho de acolhimento foi levado para as cidades de Penedo, Arapiraca, Olho D’água das Flores e Palmeira dos Índios.

CEIA DE NATAL

Celebração do Natal com pessoas em acolhimento. Fotos: Ascom Semas

A diretora de Proteção Especial, Tatiana Boia, pontuou que a parceria da Assistência Social com a Casa de Ranquines é primordial para levar os serviços e políticas públicas para as pessoas mais vulneráveis de Maceió. “Fortalecer esse serviço de acolhimento de forma direta ou indireta é um papel nosso enquanto instituição que promove a política de assistência social. A gente proporcionou nesta noite um Natal diferenciado para os nossos usuários”, enfatizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90