Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
06/01/2022 às 11h29min - Atualizada em 06/01/2022 às 11h29min

Serviço oferecido pela Assistência Social faz busca ativa de pessoas em situação de rua

Usuários são orientados e encaminhados aos serviços de proteção e acolhimento institucional

Rede alagoana de notícia
Atendimento da Abordagem Social. Foto: Ascom Semas

O Serviço Especializado em Abordagem Social é formado por equipes de educadores sociais que identificam famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, em situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de crack e outras drogas. Neste fim de ano, o serviço não vai funcionar nas vésperas de Natal (24 de dezembro) e do Ano Novo (31 de dezembro).

Em 2021 foram realizados 4.870 atendimentos nas ruas de Maceió, nos locais de maior incidência em toda a capital, atendendo a todos os territórios da Proteção Social Especial. Canais de comunicação estão ativos e qualquer cidadão pode entrar em contato com o serviço por mensagem de texto no aplicativo pelo número (82) 9 8882-8202 e pelo e-mail seasmaceio@gamail.com.

Serviços ofertados

O Serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Quem atende

Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e sobrevivência.

Como funciona

A abordagem é realizada por meio de busca ativa nas ruas, praças, estradas, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, prédios abandonados, praias, semáforos. As equipes verificam as necessidades imediatas de pessoas que se encontram em situação de rua. Na abordagem, os usuários são orientados sobre os riscos pessoais e sociais de estarem nas ruas.

Pessoa em situação de rua é orienta por educadores sociais. Foto: Ascom Semas

Pessoa em situação de rua é orienta por educadores sociais. Foto: Ascom Semas

Pessoa em situação de rua é orienta por educadores sociais. Foto: Ascom Semas

Onde funciona

O Serviço Especializado em Abordagem Social funciona nas unidades dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Creas Benedito Bentes, Santa Lúcia, Poço, Jatiúca e Orla Lagunar, de segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados. Os atendimentos são realizados nestes territóiros. Já os plantões, ocorrem de segunda a segunda, das 17h às 22h, exceto feriados. O atendimento é em toda Maceió.

As pessoas em situação de rua também são atendidas nos Centros POP I e II. Nestes equipamentos são ofertados alimentação, banho, guarda e emissão de documentos, a uma média de 70 usuários por dia, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h. Havendo necessidade, são feitos encaminhamentos para outros serviços públicos, como os de saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90