Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
06/01/2022 às 18h41min - Atualizada em 06/01/2022 às 18h41min

Educadores capacitados garantem melhor qualidade no ensino da rede municipal em 2021

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Garantir a capacitação e a formação continuada dos profissionais educadores da rede municipal de ensino de Maceió é, certamente, um dos pilares que contribuem para que as práticas pedagógicas, aplicadas dentro de sala de aula, se mantenham atualizadas e eficazes. Durante todo o ano de 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal de Formação, atuou em diversas ações voltadas para a qualificação destes profissionais.

Para a coordenadora do Centro Municipal de Formação da Semed, Vera Pontes, é necessário assegurar a capacitação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino de Maceió, uma vez que isto reflete diretamente na melhoria do ensino dentro de sala de aula.

“A política de formação continuada é importante para a melhoria dos resultados educacionais porque é através dela que sistematizamos saberes necessários à docência, numa perspectiva de ação-reflexão-ação que ressignifica o trabalho docente e a ação pedagógica em sala de aula para uma formação integral.”, afirmou a coordenadora.

As aulas ministradas de forma remota em razão da pandemia de Covid-19, trouxeram inúmeros desafios para que fosse possível manter um ensino de qualidade aos estudantes da rede municipal. Pensando nisso, em fevereiro deste ano o Centro Municipal de Formação reuniu cerca de 2800 educadores em um encontro para debater saberes, desafios e possibilidades para a retomada das aulas, a Jornada de Formação em Docência: Possibilidades Didático-pedagógicas em Contextos Excepcionais de Educação.

Em continuidade, foi instituído o Programa de Formação Pedagógica para a Docência Digital em Rede, iniciativa inédita e autoral, com foco na formação dos professores para que pudessem atuar em cenários presenciais, híbridos e on-line. O programa foi criado em razão de uma necessidade do desenvolvimento da proficiência digital docente, detectada a partir de uma análise diagnóstica.

Foram 334 educadores, que atuam em posições estratégicas na rede municipal, participando de oficinas que contribuíram para auxiliar no processo de transição da sala de aula presencial para a sala de aula on-line. Os encontros foram ministrados no período de março a novembro de 2021 por uma equipe de especialistas em tecnologias educacionais. Para 2022 a expectativa é de expandir estas iniciativas, a fim de contemplar novas tecnologias e ambientes virtuais.

Parcerias ampliam possibilidades

As parcerias firmadas pela Educação de Maceió durante o ano de 2021 funcionaram como combustível para impulsionar a realização de ações formativas que contemplassem áreas variadas. À exemplo disto, destaca-se a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ofertou maratonas educacionais e o curso Aprendizagem Baseada em Projetos, com o objetivo de fomentar a educação empreendedora dos profissionais da educação.

A saúde dos servidores da Educação também foi contemplada durante os cursos formativos. Uma parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) contemplou cerca de 600 profissionais da rede municipal com palestras e oficinas integrativas voltadas à saúde do profissional da educação.

Incentivo à pesquisa

Conciliar a teoria e a prática dentro do ambiente de sala de aula é um dos desafios para os profissionais que atuam na educação. Pensando nisso, o Centro Municipal de Formação também atuou na qualificação destes profissionais para que eles pudessem exercer, também, a atividade de pesquisadores.

Cerca de 150 educadores, entre professores, diretores, coordenadores, técnicos pedagógicos, participaram de oficinas que tinham como objetivo qualificar o profissional da educação básica para torná-lo um pesquisador dentro das suas práticas educacionais.

O lançamento do Painel dos Indicadores Educacionais do Município de Maceió, idealizado e produzido pelo secretário de Educação, Elder Maia e pela professora Anabelle Lages, também resultou em ações formativas voltadas para os educadores da Secretaria Municipal de Educação.

Cerca de 250 gestores educacionais e mais de mil educadores participaram de palestras e oficinas que discutiram e analisaram os dados diagnósticos sobre a educação municipal, contidos nos Indicadores Educacionais do Município de Maceió, com o objetivo de, posteriormente, intervir e transformar as práticas pedagógicas.

Formações complementares

Os profissionais da educação de Maceió puderam ter seus conhecimentos em línguas estrangeiras ampliados através da oferta de cursos de Inglês, Francês e Espanhol, por intermédio do Núcleo de Línguas Estrangeiras, com cerca de 150 inscritos.

Além disso, foi ofertada uma formação em Educação Inclusiva, com foco no atendimento educacional especializado, através da aplicação de práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva, e em estratégias didático-metodológicas para a efetivação do ensino bilíngue no cotidiano escolar.

Outros diversos eventos formativos foram promovidos pelo Centro Municipal de Formação durante todo o ano de 2021, através do canal no YouTube da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 100 webinários foram ofertados à comunidade escolar, com palestras, mesas redondas, seminários e jornadas formativas, abordando múltiplas temáticas da educação.

Rede formadora

Com o propósito de valorizar os profissionais da educação da rede municipal, foi lançado um processo seletivo interno que prevê a captação de 78 profissionais da educação de Maceió, em múltiplas áreas de conhecimento, para compor a Rede de Formadores da Semed.

Desta forma, no ano de 2022 será possível provocar a ampliação e o fortalecimento da oferta de formação continuada específica para os profissionais da educação de Maceió, entre diretores, coordenadores e docentes, além daqueles que atuam no eixo administrativo da Semed.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90