Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
06/01/2022 às 21h21min - Atualizada em 06/01/2022 às 21h21min

Seagri-AL encerra 2021 com grandes conquistas na Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas

Por: Redação
Rede alagoana de notícia

Ao longo do ano que passou, a pasta adquiriu grandes resultados e investimentos para o setor em todo o estado; diversas ações que fizeram toda a diferença entre os agricultores e famílias alagoanas.
Pollyana Almeida e Giselly Vitória, sob supervisão

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) fecha o ano de 2021 com a certeza de que a agricultura do estado avançou e que para, o ano que se iniciou, há muitas metas e investimentos a serem cumpridos.

O secretário Maykon Beltrão colocou em prática projetos que antes estavam apenas no papel, garantiu continuidade de programas importantes e deu início a outros que garantem benefícios aos milhares de alagoanos.

Produção de Grãos

Alagoas produziu 129 mil toneladas de grãos só em 2021, apontando um crescimento que chegou a 20% em relação ao ano anterior.

Segundo dados do IBGE, o plantio de milho ocupou uma área destinada aos grãos de 49 mil hectares, com um crescimento de produção de aproximadamente 80 mil toneladas.

Já o feijão contou com uma área de 39 mil hectares, chegando a 16 mil toneladas, e garantindo uma produtividade de 550 kg por hectare.

A produção de soja, no entanto, contou com uma área ampliada para 3100 hectares, tendo sido colhidas 12.300 toneladas, além de ter alcançado uma produtividade de 3.900 kg.

O arroz foi cultivado em uma área de 300 hectares com a produtividade de 7.200 kg.

Vale ressaltar que um dos responsáveis por esse crescimento, na produção de grãos, é a distribuição de sementes do Programa Planta Alagoas que beneficiou cerca de 50 mil agricultores familiares em todo o estado.

Ações e Serviços

O Programa Garantia Safra de 2021 pagou, aproximadamente, R$11 milhões em Alagoas. Esta iniciativa ajudou cerca de 12 mil agricultores familiares, que vivem em municípios sujeitos a perda de safra por conta da seca, ao garantir condições de sobrevivência.

O Programa Alimenta Brasil – Modalidade Leite – continuou fomentando a produção leiteira e o combate à fome em todo território alagoano. Em 2021, cerca de 14,8 milhões de litros de leite foram distribuídos para 90 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do Governo do Estado, e o empenho do chefe da pasta da Agricultura estadual, além do apoio do deputado federal Marx Beltrão em Brasília, o projeto teve um total de R$ 35 milhões em investimentos que garantiram a continuidade por mais um ano.

Já o Programa de Distribuição de Alevinos tem o intuito de fomentar a piscicultura familiar alagoana e permanecer estimulando a geração de emprego e renda na economia do Estado.

Segundo o supervisor de Políticas Agropecuária, Dannilo Brandão, o projeto que doa alevinos vem propiciando a realização de feiras, abertura de mercados públicos municipais e atividades de apoio à comercialização.

Somente no ano de 2021, o programa beneficiou 1.585 famílias que vivem da piscicultura, com cerca de 1.330,100 alevinos de Tilápia do Nilo. Ao todo, 43 municípios alagoanos foram contemplados com doações, semanalmente, e que vem garantindo o sustento dos criadores cadastrados.

Maykon Beltrão, por meio da Seagri-AL, ainda realizou a entrega de equipamentos com o intuito de garantir uma assistência técnica rápida e eficiente, contribuindo também para o fortalecimento da agricultura familiar, melhorando o trabalho de nossos colaboradores e ajudando no desenvolvimento econômico de Alagoas.

São equipamentos, carros, motos e caminhões já entregues aos municípios alagoanos que ajudam a fortalecer a agricultura familiar em todo estado.

Capacitação

Seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto à prevenção e o combate do Coronavírus, o curso de Inseminação Artificial recebeu durante o ano anterior, 176 alunos no Parque Mair Amaral.
As aulas foram ministradas pelo médico veterinário, Dr. Rogério Madeiro, que faz parte do quadro de funcionários da Adeal. Como coordenador do curso, o zootecnista Luiz Gustavo.

Entre os alunos, funcionários de fazendas, alunos do curso de medicina veterinária e zootecnia, técnico agrícola, agricultores familiares e outros estudantes da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe que também fizeram parte do curso.

Trabalhando sempre em conjunto com os órgãos vinculados (Adeal, Ideral, Iteral e Emater), a Seagri-AL conseguiu driblar dificuldades impostas em 2021 e fechar o ano com grandes feitos no setor agrícola de Alagoas.

No modelo de gestão integrada e alinhada, a equipe já realizou os planejamentos para esse ano de 2022 e, sem dúvidas, será um ano bastante produtivo na área da agricultura em Alagoas.

Com tantos resultados positivos e muito trabalho em 2021, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) passou a ser chamada ‘Uma Nova Seagri’ de verdade para agricultores, pecuaristas, criadores, famílias que vivem da agricultura e para todos os alagoanos.

Fotos: Ascom


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90