Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
02/04/2021 às 16h39min - Atualizada em 02/04/2021 às 16h39min

Profissionais do HM são contemplados com programa Heróis da Saúde

Serviço, que garante o transporte exclusivo dos trabalhadores vinculadas à Sesau, teve início na quinta-feira (1º)

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
Texto de Marcel Vital
 

Fundamentais nesta pandemia, os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, começaram, na quinta-feira (1º), a usufruir do programa “Heróis da Saúde”, que vai garantir o transporte exclusivo dos trabalhadores até a unidade hospitalar, durante os sete dias da semana. Desde a mudança do seu perfil assistencial, em 26 de março de 2020, o HM tem sido referência no tratamento e recuperação de casos suspeitos ou confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.


O comprometimento, a pontualidade e a assiduidade são palavras que têm grande valor para a auxiliar de serviço gerais do HM, Ivanize Juvino, de 51 anos, moradora do bairro Tabuleiro do Martins, localizado na parte alta de Maceió. Mesmo a máscara escondendo um pouco o seu rosto, o sorriso em seu olhar era inevitável.
 

Com a retomada do programa, ela disse que, a partir de agora, vai conseguir chegar ao trabalho mais rápido, evitando, dessa maneira, ter de pegar dois ou três ônibus, a fim de não se atrasar.

“Eu precisava sair de casa às 5h30, com o intuito de chegar ao hospital às 6h50. Quando eu descia do ônibus, apressada, já contava os minutos que faltavam para eu bater o ponto eletrônico, pois não gosto de atrasar, deixar o outro esperando. Participei do programa no ano passado e estou muito feliz com seu retorno. Essa iniciativa vai ajudar muito o deslocamento da nossa casa até aqui, com rapidez, conforto e segurança”, salientou, ao elogiar o serviço.


Moradora do bairro Benedito Bentes, a auxiliar administrativa do setor de Gestão de Leitos, Niedja Bezerra Marques, de 44 anos, iniciava seu trajeto às 5h, quando pegava o ônibus. Às vezes, ao perceber a lotação dos veículos, esperava o próximo transporte coletivo passar e noutras, arriscava subir. Agora, graças ao “Heróis da Saúde”, ela não precisa chegar tão cedo ao ponto de ônibus.


Para Niedja, o programa vai trazer mais segurança do ponto de vista da saúde dos trabalhadores. “Ainda que eu tenha tomado a vacina, os cuidados não podem parar. Já vi muita gente tossindo nos coletivos, mesmo usando máscara, o que, de certa forma, preocupa, principalmente quando ele está cheio. É bom saber que você vai chegar ao ponto de ônibus e vai se deslocar de maneira segura, não tendo que esperar o intervalo entre veículos, que saltou de 30 para 50 minutos”, afirmou.


Gilmara Lima, assistente administrativo do Laboratório do HM, destacou que o ‘Heróis da Saúde’ vai possibilitar economizar o dinheiro gasto com as passagens para se deslocar até o trabalho. “Fico feliz em pegar um ônibus confortável, no qual você vem sentada e no ar-condicionado. Como o ônibus do ‘Heróis da Saúde’ não faz tantas paradas, a gente chega aqui sem estar cansada e estressada”, contou ela, que mora no bairro Santos Dumont, em Maceió.


Mais de mil profissionais de saúde estão sendo contemplados com a iniciativa do Governo do Estado. Além do Hospital da Mulher, os 21 ônibus - totalmente confortáveis e seguros -, estão beneficiando os trabalhadores que atuam no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Hospital de Campanha Drº Celso Tavares, Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).
 

No interior, são contemplados, também, os servidores do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, e Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90