19/03/2022 às 16h22min - Atualizada em 19/03/2022 às 16h22min

Maceió chega a 50% das crianças vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

A Prefeitura de Maceió atingiu, nesta terça-feira (15), a cobertura de 50% das crianças de 5 a 11 anos a serem vacinadas na Capital, com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Com o percentual, o município alcança um total de 48.786 doses aplicadas nessa faixa etária, que é prioritária no atual momento da campanha em todo o país.

O avanço no registro das doses pediátricas reflete o empenho da gestão municipal em promover ações de controle da pandemia voltadas ao público infantil, não só na adaptação de estruturas – com decoração temática, recreadores caracterizados como personagens, espaços de lazer e até o trenzinho da criança – mas também com a ampliação de pontos exclusivos para a aplicação das doses pediátricas.

"Maceió avançou na vacinação infantil e vai avançar ainda mais. Vamos continuar vacinando muito, inclusive vamos reforçar nas escolas, que vão receber mais equipes a partir dessa semana para imunizar as crianças. A Prefeitura de Maceió não vai parar enquanto tiver uma pessoa precisando de vacina. A pandemia ainda está aí, mas os números estão controlados, o que só confirma o que a ciência sempre apontou, que só com a vacina poderemos voltar à vida normal. E aos poucos, estamos voltando", comemorou o secretário executivo do Gabinete do Prefeito e coordenador da vacinação, Claydson Moura.

Nessa segunda-feira (14), o Município deu início à aplicação da segunda dose da vacina Pfizer pediátrica, primeiro imunizante autorizado para vacinação infantil, que foi iniciada em 17 de janeiro. Com isso, foi possibilitado a todo esse público-alvo completar seu ciclo de imunização, que vem sendo disponibilizado para as crianças com a validação de especialistas, garantindo assim a segurança das vacinas pediátricas, para afastar, entre pais e responsáveis, as dúvidas e os temores disseminados por notícias falsas.

Onde vacinar as crianças a partir de 5 anos

Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h)

Terminal de Ônibus do Osman Loureiro, no Clima Bom (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Papódromo, no Vergel do Lago (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Shopping Pátio Maceió (segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h)

Onde vacinar crianças a partir de 6 anos

II DS – US Durval Cortez (Prado – 9h às 20h)

II Centro de Saúde (Poço – 9h às 16h)

ESF Ouro Preto (9h às 16h)

ESF Cláudio Medeiros (Rio Novo – 9h às 16h)

US Paulo Leal (Feitosa – 9h às 16h)

US Arthur Ramos (Henrique Equelman – 9h às 16h)

Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (Ufal – 9h às 16h)

US Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce – 9h às 16h)

Documentação para se vacinar

Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »