As escolas municipais de Maceió realizam, nesta segunda-feira (21), a eleição unificada de conselheiros escolares, com a participação de pais, alunos, funcionários e comunidade escolar. O pleito ocorre em 135 escolas por meio do voto aberto ou secreto, nos três turnos, conforme os direcionamentos das unidades de ensino.
O conselho é dividido em quatro segmentos: professores, funcionários em efetivo exercício, pais e diretor, que é automaticamente membro. Os conselhos têm como objetivo auxiliar os trabalhos das unidades escolares e colaborar em ações administrativas, pedagógicas e financeiras da escola.
A coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar, Marta Palmeira Melo, acredita que unificar a eleição dos conselhos escolares é imprimir um novo momento ao processo democrático e incentiva uma mobilização de todos.
"Nós acreditamos muito no crescimento desse colegiado. Nos dedicamos em fortalecer o controle social por meio desse colegiado, é uma das nossas tarefas. É super necessária essa mobilização, o chamado das escolas à comunidade escolar, motiva a conscientização da importância em ser um conselheiro", disse a coordenadora.
Durante toda a manhã, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Coelho, no bairro do Farol, que atende 82 crianças, esteve de portas abertas para escolher os conselheiros. Antes, a direção da escola reuniu os pais presentes para explicar o processo eleitoral e como funciona o conselho. Diversos pais de alunos compareceram ao local e foram eleitos três titulares e três suplentes.
Para a vice-diretora do CMEI, Itlassavia Lessa, o processo eleitoral na unidade foi rápida e tranquila, com uma boa participação dos pais dos alunos.
"É de suma importância a formação desse conselho, porque em uma gestão democrática o diretor não é o único e responsável por todas as ações da escola. O conselho é como se fosse o coração da escola, sem o conselho nada funciona. O conselho não tem fins lucrativos, as pessoas que se disponibilizam pra ajudar visando a formação do aluno, sempre no clima de harmonia para se manter um ambiente tranquilo e saudável", disse a vice-diretora.
A Escola Municipal José Carneiro, no bairro do Farol, que tem em média 300 alunos, foi outra unidade que também recebeu pais e funcionários para a eleição. O processo continua nos dois turnos. Segundo a vice-diretora da escola, Carla Vasconcelos, a eleição também foi tranquila.
"A importância dessa eleição é que a comunidade estará dentro da escola, representada pelos quatro segmentos que formam a unidade. Isso faz com que a própria escola aconteça e para que a gente consiga atender às necessidades da comunidade e da escola. A eleição aqui foi tranquila, os pais estão aceitando, vindo, participando. Sem o conselho atuante a escola para, ela funciona com muitas dificuldades", enfatizou Carla.
Carlos José Rêgo da Silva, de 51 anos, é profissional de serviços gerais da escola e trabalha na unidade há 18 anos. Ele votou em alguns candidatos e espera que os conselheiros continuem trazendo melhorias. "Espero que o conselho dê continuidade ao que vem fazendo. A escola está evoluindo e está conseguindo melhorias para a unidade. O conselho também ajuda a gente, os profissionais de serviços gerais, está sempre perto nos auxiliando e nos ouvindo".
A cerimônia de posse dos conselheiros será realizada em abril, com datas e locais a serem definidos.