Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
02/04/2022 às 22h44min - Atualizada em 02/04/2022 às 22h44min

Carteira de Identificação do Autista de Maceió garante atendimento prioritário

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado, neste sábado (2). Para garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a Prefeitura de Maceió vem atuando e desenvolvendo ações de inclusão voltadas para esse público.

Na área de Assistência Social, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem a disposição um documento, que garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, que é a Carteira de Identificação do Autista de Maceió.

A solicitação do documento pode ser feita nas instituições que atendem a esse público e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 16h. Telefone: (82) 3312-5911.

"Esse ano já foram entregues 83 carteiras de identificação. Foto: Vanessa Napoleão

"Esse ano já foram entregues 83 carteiras de identificação. Foto: Vanessa Napoleão

"Esse ano já foram entregues 83 carteiras de identificação. Foto: Vanessa Napoleão

Documentos necessários

RG e CPF dos pais do usuário

RG e CPF do usuário

Comprovante de residência

Certidão de Nascimento do usuário

Duas fotos 3x4

Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista

Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)

Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)

Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário

De acordo com o Coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Semas, Ricardo Vinicius, esse ano já foram entregues 83 carteiras de identificação e mais documentos serão entregues em 2022. "Por isso, é importante que as famílias que solicitaram o documento, entrem em contato com a secretaria, para verificarmos se as informações no documento estão corretas e a família venha receber o documento que garante os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista", disse.

Em fevereiro e março do ano passado, foram beneficiadas 81 famílias assistidas pela Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista) e pela Pestalozzi.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de abril, e é uma oportunidade para se conhecer mais a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, como é conhecido popularmente.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit que pode prejudicar a interação social, comunicacional e comportamental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90