Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
18/04/2022 às 20h39min - Atualizada em 18/04/2022 às 20h39min

Paulo Dantas oficializa nesta 3ª feira candidatura no pleito indireto a ser realizado pela ALE

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) oficializa nesta terça-feira (19/4), às 10h00, sua candidatura a governador de Alagoas, nas eleições indiretas que serão realizadas pela Assembleia Legislativa no dia 2 de maio. O registro será entregue no Protocolo na ALE.

As eleições indiretas para governador e vice-governador foram convocadas por meio do Edital publicado pelo Legislativo. O cargos ficaram vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no último dia 2, e de seu vice, Luciano Barbosa, que ao tomar posse como prefeito de Arapiraca, em 2021. Renan Filho se desincompatibilizou para poder ser candidato ao Senado nas eleições de outubro.

O artigo 104 da Constituição do Estado de Alagoas prevê, no parágrafo 3º, que em casos de  dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, a eleição será feita pela Assembleia Legislativa, como também prevê a Constituição Federal em caso de vacância do presidente e vice-presidente da República.

A eleição ocorrerá mediante voto nominal e aberto, e em escrutínios distintos: o primeiro, para o cargo de governador, e o outro para vice-governador, exigida maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados.

Perfil
Paulo Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió e é filho de Silvana Amaral e de Luiz Dantas, que foi secretário de Estado, deputado federal e presidente do Poder Legislativo de Alagoas. É casado há 25 anos com a atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem tem duas filhas, Paula e Luiza.

Formado em Administração, é produtor rural e foi prefeito de Batalha por oito anos, entre 2005 e 2012.  Sua gestão foi marcada pelo saneamento total da cidade, a municipalização do Hospital Estadual, a criação de uma política de atenção básica à saúde e avanços significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado para medir e acompanhar a qualidade de ensino do Brasil.

Paulo Dantas está em seu primeiro mandato de deputado estadual, tendo sido eleito em 2018 com 38.397. Na Assembleia, é líder do Bloco da Maioria e presidente da Comissão de Constituição, Justiça. Foi o relator do Programa Criança Alagoana (CRIA), que concede 150 reais mensair a mais de 130 mil mães com filhos de 0 a 6 anos e dos projetos de Reestruturação de quase 30 carreiras do serviço público, além de ter viabilizado a aprovação do projeto de lei do Bolsa Escola 10, que dá incentivos de até 2600 reais para estudantes do ensino médio.

SERVIÇO:
Terça-feira, 19 de abril, 10h00 – Hall da Assembleia Legislativa
Prédio-sede da Assembleia Legislativa, em frente à Praça Dom Pedro II (Praça da Catedral)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90