Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
28/04/2022 às 21h55min - Atualizada em 28/04/2022 às 21h55min

Saúde realiza ação para suplementação de vitamina A em escola municipal

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, esta semana, uma ação destinada à suplementação de vitamina A em alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza, em Jacarecica. A atividade, que faz parte do Programa Saúde na Escola, foi organizada pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, que fica localizada em Cruz das Almas. Foram administradas 42 doses do suplemento em crianças de 1 a 4 anos de idade.

Além da suplementação dos alunos, profissionais da USF orientaram professores sobre a importância do suplemento para o crescimento e desenvolvimento infantil e elencaram algumas formas de suplementar a vitamina por meio da alimentação. Na ação, também  foi realizado um levantamento sobre quais vacinas apresentavam atraso nas cadernetas de vacinação das crianças para planejamento de futuras ações na escola.

A gerente administrativa da unidade, Analine Fernandes, afirma que a iniciativa é de grande importância, pois leva o serviço até a população e amplia a prevenção em saúde dos maceioenses.

“Consideramos as ações nas escolas de grande importância porque conseguimos encurtar a distância entre comunidade e serviços de saúde, garantindo a expansão dessa oferta. É uma satisfação para nós poder contribuir com a prevenção da saúde de todas essas crianças”, disse.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído oficialmente por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, com objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade. Desde 2012, o programa foi expandido para todas as crianças na faixa etária residentes nas Regiões Norte e Nordeste e em municípios das outras regiões, além das áreas indígenas. Em outubro de 2017, foi implantado o Sistema de Micronutrientes – módulo Vitamina A, que delega aos municípios o monitoramento do PNSVA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90