Limpeza, coleta de entulhos, capinação e outros serviços são realizados até sábado
Deborah Freire / Secom Maceió
Mais de 60 trabalhadores iniciaram nesta quinta-feira (12) a limpeza do Vale do Reginaldo, no Poço, com coleta de entulhos, capinação, varrição e outros serviços. A ação antecede a instalação de jardins e plantio de árvores ao redor do riacho, para prevenir o descarte irregular de lixo.
Além da limpeza, a Prefeitura de Maceió vai aumentar para 13 o número de contêineres de lixo em todo o Reginaldo e realizar a coleta duas vezes por dia.
Em paralelo, equipes de educação ambiental da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) visitam durante esta semana moradores de todas as ruas e vielas da localidade para um trabalho de conscientização.
De acordo com a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, a Prefeitura já disponibiliza o serviço de gari comunitário, que vai até a porta do morador, recolhe o lixo e leva até o contêiner. Mas o objetivo da conscientização é mostrar ao morador a responsabilidade que ele também pode e deve ter com a limpeza.
“Estamos atuando diretamente com a comunidade para que ela entenda os serviços que estão sendo realizados, e consequentemente se conscientize sobre o cuidado que deve haver com o meio ambiente e sobre a importância de não descartar o lixo no córrego, porque vai desaguar no mar”, afirma.
O trabalho é coordenado e acompanhado pelo gerente de Zeladoria do Vale do Reginaldo, Carlos Eduardo. Criador de uma ONG que atua no local há 11 anos, ele ressalta que há muito tempo a região não recebia tantos serviços do Município
Célio Roberto, morador há 55 anos, elogiou o trabalho e confirmou a necessidade de promover a conscientização da população. “A Prefeitura está fazendo o papel dela, mas infelizmente o povo precisa ter consciência do que é certo e do que é errado. Se cada um fizesse a sua parte, a coisa era outra”, reforça.
Marileide Lourenço dos Santos, 55 anos, moradora do Reginaldo há 53, diz que faz o certo. “Não é nada demais você chegar com a sacola de lixo e colocar dentro do contêiner, não custa nada. Às vezes vou jogar o meu lixo, o contêiner está vazio e meio mundo de lixo ao redor. Se você não se ajuda, quem vai ajudar você?”, cobra.
O mutirão de limpeza segue até sábado (14), com equipes de garis, fiscais e operadores de máquinas distribuídos em toda a região.