A Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (1º), uma oficina educativa sobre prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis para alunos da Escola Estadual Campos Teixeira, na Ponta da Terra. A iniciativa faz parte de uma série de ações que vêm sendo executadas, desde o dia 30 de maio, em escolas e empresas privadas da cidade. À frente da ação está a Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
“O objetivo dessas ações é formar multiplicadores de conhecimento para que mais pessoas aprendam sobre as características das doenças sexualmente transmissíveis, sintomas e tratamento e repassem o aprendizado para o maior número de pessoas possível”, explicou Mariana Tavares, facilitadora da oficina e técnica da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
Além das oficinas educativas, equipes da Saúde municipal também disponibilizam, para as empresas inclusas no cronograma de atividades, testagem gratuita para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.
Confira abaixo locais e datas de realização das próximas ações educativas
06/06 - às 13h - Palato Farol – Educação em Saúde
08/06 - às 13h - Escola Campos Texeira – 2ª parte
08/06 - às 13h30 - Palato Farol – Testagem;
10/06 - às 13h - Loja Mixpel - Educação em Saúde
15/06- às 8h - Loja Tupan - Testagem;
06/07 - às 11h - Casa Vieira - Educação em Saúde
13/07 - às 11h - Casa Vieira - Educação em Saúde
15/07 - às 11h - Casa Vieira - Educação em Saúde
Mais ações de testagem
Outra ação importante que vem sendo realizada pela Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais é a disponibilização de testagem gratuita nos ensaios realizados pelas quadrilhas juninas de Maceió.
“Consideramos de grande importância levar esse serviço até os ensaios das quadrilhas juninas porque nesses locais encontramos um grande número de jovens - público com um dos maiores percentuais de acometimento de infecções sexualmente transmissíveis. A testagem antes dos festejos juninos é uma estratégia que já acontece há alguns anos e vem dando muito certo”, disse a gerente da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Cavalcante.
Até o momento, as equipes já disponibilizaram a testagem gratuita para três quadrilhas da cidade. A próxima quadrilha a receber os serviços será a Rosa dos Ventos, no próximo domingo (5).