Em uma das atividades relacionadas ao Junho Verde, que traz para os maceioenses diversas ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) aproveitou o domingo (05) de sol para orientar turistas e frequentadores da praia de Pajuçara. As orientações também fazem parte do projeto Praia 10 Lixo Zero, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo nas praias da capital.
Cerca de 15 servidores da Sudes, com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade, percorreram a orla da Pajuçara informando sobre a responsabilidade ambiental e forma correta de descartar o lixo sem agredir ao meio ambiente. Além das instruções, os colaboradores fizeram a entrega de sacolas biodegradáveis, que não agridem a natureza.
De acordo com a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, toda sensibilização e concretização para manter a praia limpa é de suma importância para a preservação do meio ambiente e ajuda no turismo da cidade.
"Manter a limpeza das nossas praias, além de ajudar na preservação do nosso meio ambiente, também auxilia no turismo, visto que a praia é um dos grandes postos turísticos da nossa cidade. E para isso, precisamos contar com o apoio de toda a população e também daqueles que estão de visita pela nossa orla", disse.
A ação na praia da Pajuçara foi realizada após o passeio ciclístico Renasce Salgadinho, que contou com mais de 400 participantes inscritos para percorrer um trajeto de 6km, que durou em média uma hora. O percurso foi do Riacho Salgadinho até a Foz, e seguiu pela Praia da Avenida até o bairro do Prado.
Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 05 de junho, a intenção da atividade foi chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, destaca a data e a importância de abrir a discussão sobre a preservação de recursos. "Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário. Com base nisso, disponibilizamos várias ações voltadas para a preservação de recursos, inibição do descarte irregular e reutilização de resíduos”, disse.
A primeira edição do Projeto Praia 10 Lixo Zero aconteceu no último dia 29 de maio, na praia de Ponta Verde, em parceria com entidade Protetores do Oceano.