Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
25/06/2022 às 23h21min - Atualizada em 25/06/2022 às 23h21min

Chegada do inverno pede reforço nos hábitos de prevenção para fortalecimento da saúde

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

As mudanças bruscas na temperatura do inverno alagoano criam condições ideais para o surgimento de doenças, principalmente as respiratórias, como alergias, gripes, sinusite, bronquite e resfriados.  Sendo assim, a infectologista Angélica Novaes, do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, recomenda o reforço nos cuidados preventivos para preservar a própria qualidade de vida.

 

“As Unidades de Pronto Atendimento, neste período, atendem muitas pessoas com gripe e resfriado; crises de rinite, sinusite e asma; otite; bronquite; e até pneumonia. Isso acontece devido a nossa exposição à chuva, ao frio sem proteção, à má alimentação, à automedicação, ao desuso da máscara, higiene inadequada e permanência em locais fechados com aglomeração de pessoas”, pontuou a especialista.

 

Contudo, a médica defende como primordial o reforço na prevenção, privilegiando a hidratação, os ambientes arejados, a adoção de uma dieta saudável, a prática de atividade física, o uso da máscara, a higienização das mãos, a não exposição à chuva, o uso de roupas que protejam o corpo, além da vacinação. Também é importante observar a balneabilidade de praias, rios, lagoas e lagos.

 

“Sabe-se que toda a água da chuva é escoada para o mar, passando pelas ruas, rios, lagos, lagoas e lagunas. Com elas, também podem conter agentes extremamente nocivos à nossa saúde, os quais podem causar amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifóide e paratifóide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E), leptospirose e cólera. Por isso, é importante se manter longe e só consumir água devidamente tratada”, orientou a infectologista.

 

 

A vacinação também é uma importante estratégia para o fortalecimento do sistema imunológico. Desse modo, é importante que todos mantenham os imunizantes em dia, incluindo as doses contra Influenza e Covid-19. Para os menores de seis anos e maiores de 60 anos de idade, também pode ser aplicada a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, desde que prescrita por um médico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90