Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
27/06/2022 às 22h28min - Atualizada em 27/06/2022 às 22h28min

Governo de Alagoas inaugura a nona creche CRIA no Estado

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

O Programa Criança Alagoana (CRIA) atua em várias frentes ligadas às áreas da Saúde, Educação e Assistência. Nesta sexta-feira (24), a coordenadora do programa, Marina Dantas, inaugurou, no município de Piranhas, no bairro de Nossa Senhora da Saúde, a nona creche CRIA no Estado.

 

A creche CRIA, em Piranhas, tem capacidade de atendimento para até 168 crianças, nos dois turnos. A secretária-adjunta municipal de Educação, Patrícia Barbosa, iniciou, após a inauguração da creche, a pré-matrícula para as crianças entre 2 e 5 anos.

 

"A importância da creche CRIA é significativa, pois vai atender gradativamente a demanda do município e a meta 1 do Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação para universalização no atendimento para as crianças de 4 a 5 anos e o atendimento progressivo às crianças de 0 a 3 anos", explicou Patrícia.

 

O investimento da Creche CRIA é na ordem de R$ 4,5 milhões. A estrutura física da unidade é composta por salas de aula e multiuso, copa, cozinha, almoxarifado, diretoria, berçário, tapete sensorial (para que as crianças sintam a textura), entre outros ambientes.

 

Enquanto amamentava o pequeno Mathias, 11 meses, durante a inauguração da creche, a dona de casa Veranúzia Alves Santos, 32 anos, relatou a importância do CRIA para Marina Dantas. "Ajuda bastante. É com esse dinheiro que eu compro frutas, maisena para fazer papa e até a roupinha da maternidade, comprei com esse dinheiro. Não tenho do que reclamar. Só agradecer", afirmou.

 

Veranúzia é cadastrada no CRIA desde os cinco meses de gestação. Marina falou para Veranúzia que ela poderá deixar seu bebê na creche e ter mais oportunidade de emprego.

 

O processo para a qualificação profissional da equipe iniciou em maio, com a identificação dos municípios que receberiam as unidades no primeiro semestre de 2022.

 

Até o momento, as creches CRIA foram inauguradas nos municípios de Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Monteirópolis, Pariconha, Batalha e, hoje, Piranhas.

 

Além da creche CRIA, o programa inclui o Hospital da Criança, Hospital da Mulher, a humanização de casas de parto e centros de parto normal, a instalação de espaços lúdicos e ambientação nos hospitais e nas Upas, praças que garantam um espaço de lazer para as crianças, entre outras atuações, a fim de assegurar o desenvolvimento da primeira infância.

 

Atualmente, o CRIA atende cerca de 130 mil beneficiárias em todo o Estado com o Cartão CRIA e com uma ajuda mensal no valor de R$ 150.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90