Há quase um mês, a campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi iniciada em todo o País. A meta é alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95%. No entanto, a capital alagoana atingiu apenas 18,79% de crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, vacinadas contra a Poliomielite. Em consequência da baixa cobertura, a Gerência de Imunização de Maceió reforça a importância da imunização para este público.
Além da mobilização nacional, que teve início no dia 8 de agosto, a Saúde de Maceió também alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 entre crianças de 3 a 4 anos de idade.
De acordo com os dados da Gerência de Imunização de Maceió, até a quinta-feira (1º), 0,06% da população pediátrica (3 a 4 anos) foram totalmente imunizadas contra a Covid-19. O percentual corresponde a 1.573 com a primeira dose e 16 com a segunda dose, sendo que a estimativa é vacinar 28.943 crianças. Já em relação à vacinação contra Pólio, 51.840 crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) foram vacinadas, o que corresponde a 18,79% deste público.
A enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto, apela às mães, pais e responsáveis pelas crianças que precisam ser vacinadas contra a Covid-19 para procurarem os pontos de vacinação mais próximos de suas residências e assim manter a meninada protegida.
“A vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 3 anos de idade continua em Maceió. Os pais ou responsáveis dessas crianças que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem levá-las até um ponto de vacinação mais próximo de sua casa para receber a primeira dose da vacina. Aqueles que já realizaram a primeira dose, devem atentar para o cartão de vacina, pois a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira. Somente com as duas doses do imunizante, as crianças estarão livres da possibilidade de contrair a doença de forma grave”, explica a enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto.
Em relação à Poliomielite, a enfermeira reforça que a importância da vacinação entre as crianças de 1 a 4 anos de idade para que a doença permaneça erradicada no Brasil, visto que outros países já apresentaram casos de Pólio.
“As crianças que já têm o esquema básico completo com as três doses da vacina VIP devem comparecer aos pontos de vacinação ou às unidades de saúde para o recebimento das duas gotinhas da Pólio oral. Lembrando que a Poliomielite é uma doença que já estava erradicada, causa paralisia infantil e outros sintomas graves, e também é uma doença que, em outros países, já está apresentando casos. Então, precisamos que todas as crianças estejam vacinadas para que nós não tenhamos a reintrodução dessa grave doença, assim como aconteceu com o sarampo”, reforça.
Documentação para vacinação pediátrica
Para vacinar o público contra a Covid-19, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.
Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.
Para receber o imunizante contra a Poliomielite, as mães, pais ou responsável deverão apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização.
Locais de vacinação para Pólio
A vacina contra a Poliomielite está disponível em todas as Unidades de Saúde da capital e nos três pontos fixos: Maceió Shopping (das 9h às 21h, de segunda a sábado), Pátio Shopping (das 15h às 21h, de segunda a sábado e das das 12h às 18h, no domingo ) e Carajás Home Center (das 9h às 16h, de segunda a sábado).
Locais de vacinação para Covid-19
Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado
Pátio Shopping - das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h no domingo
Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos
II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta
Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta
US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta
USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta