Em alusão às comemorações do bicentenário da Independência, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participaram, nesta quarta-feira (7), do desfile cívico-militar. O evento aconteceu na Avenida da Paz, no Jaraguá, e contou com a participação de 1.600 profissionais de instituições militares e áreas da Segurança Pública.
Na ocasião, cinco viaturas foram conduzidas por agentes e fizeram o trajeto do desfile. Outras equipes atuaram nos bloqueios e orientações de trânsito. É a primeira vez que as equipes do órgão participam da solenidade desde a classificação dos agentes como integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), em 2014, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal.
“Historicamente, a SMTT prestava apoio e efetuava os bloqueios para garantir segurança viária a quem se deslocava para prestigiar o evento. Hoje, vemos essa nova atribuição e nossos profissionais passam a se apresentar para a sociedade numa data tão importante para no nosso país, como já fazem os profissionais de outras instituições”, destacou o titular da pasta, André Costa.
Agente de trânsito, Kamila Rodrigues, destacou a importância da participação na solenidade. “É um orgulho imenso estar representando a SMTT como força de segurança pública, exibindo nossas viaturas e nosso material de operacional. No dia a dia, a gente trabalha para garantir a segurança viária de pedestres, condutores e ciclistas, além de inibir os crimes de trânsito. Enquanto patriotas que somos, é uma honra participarmos deste momento”, contou.
O assessor técnico de Trânsito, Glauco Oliveira, disse estar honrado com a participação no evento. “O convite para participar deste momento é um reconhecimento para toda a categoria. Diariamente, atuamos para salvar vidas dos cidadãos. Desta forma, estarmos aqui e notarmos a recepção das famílias que se deslocaram para prestigiar o evento, os aplausos e as solicitações para fotografias são motivadores para o nosso trabalho nas vias da capital”, expôs.
Sobre a SMTT
Fundada em 11 de janeiro de 1985, ainda como Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), passou a ser chamada de Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em 1997, quando o trânsito foi municipalizado.
Há 37 anos, a SMTT é responsável pelo gerenciamento e execução das políticas de transportes e trânsito na capital, atuando no planejamento, gerenciamento, operação, policiamento e fiscalização do trânsito, sinalização viária, além do estudo, planejamento e programação de linhas de ônibus do transporte público do município.