As escolas municipais vão participar da 1ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade. O objetivo do evento é despertar e disseminar a curiosidade científica através da observação, experimentação e investigação, levando os estudantes a utilizar métodos que estimulem a formular questões baseadas na realidade cotidiana vivenciada por eles.
Participam da feira, os estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
A feira acontecerá em duas etapas. Equipes de até sete estudantes poderão apresentar os temas em suas respectivas escolas e o melhor trabalho será enviado para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vai analisar se a produção está dentro dos critérios para ser apresentada no evento.
Os trabalhos devem se encaixar nas seguintes categorias meio ambiente e sustentabilidade, patrimônio escolar, aspectos socioculturais e ciências e tecnologias. Será entregue aos estudantes participantes um troféu e medalhas, como também certificados aos professores e coordenadores.
Para a técnica pedagógica de Ensino Fundamental, Nislene Costa, os trabalhos desenvolvidos serão uma espécie de resgate da pesquisa científica nas escolas, a volta das feiras científicas para estimular a criatividade dos estudantes.
"Essa feira é relevante porque vai estimular a criatividade e o compromisso desses estudantes com a ciência. Os estudantes vão se integrar à ciência, vão socializar o problema que eles acharem no percorrer do processo. Os estudantes vão ter que inovar", pontuou.