Diariamente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atua em córregos que passam nos bairros da parte alta e baixa da capital. Devido as chuvas que atingiram a cidade nos último dias, o órgão trabalha para que o descarte irregular de resíduos, que acabam indo parar dentro dos canais, não seja um estopim para entupimentos e, consequentemente, transbordamentos e transtornos para a população.
Com o uso de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, a equipe executa a limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo dos rios e córregos. A ação ainda conta com a execução da capinação manual, escavação e remoção de resíduos, a fim de permitir o livre escoamento das águas pluviais.
O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que após as chuvas os serviços necessitam de mais atenção. "A limpeza nos canais é um trabalho de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população. Com este serviço, podemos evitar alagamentos, já que o escoamento da água ocorrerá normalmente, sobretudo no período chuvoso. Nosso plano é atender todos os canais da cidade com esse trabalho”, disse ele.
Fale com a Sudes - O cidadão pode contribuir com a Superintendência no serviço de limpeza de canais. Ao verificar que um córrego de sua localidade necessita de desassoreamento ou recolhimento de resíduos, a população pode entrar em contato com o órgão através da Central de Monitoramento, que atende no 0800 082 2600, pelo número 156 ou WhatsApp 98802-4834. Neste canal de atendimento, também é possível solicitar informações, fazer denúncias e reclamações.