Desde a última terça-feira (08), representantes da Prefeitura de Maceió viajaram para São Paulo para visitar a Waste Expo Brasil, que é o maior evento da América Latina sobre a gestão de resíduos sólidos. O objetivo da participação no congresso é conhecer novos equipamentos, novas práticas e aperfeiçoar o trabalho realizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) na limpeza urbana da capital.
Na feira, o superintendente da Sudes Ronaldo Farias, acompanhado da diretora de planejamento e serviços especiais Kedyna Tavares, visitaram stands e conheceram alguns maquinários que podem ser úteis para Maceió, como a varredeira mecanizada elétrica, utilizada para limpar vias e Surf Rake, utilizada a limpeza mecanizada da faixa de areia da praia.
Na ocasião, o superintendente Ronaldo Farias, destacou o aprendizado sobre os equipamentos e a possibilidade de trazer a ideia para Maceió. “Estou impressionado com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar ideias inovadoras para Maceió, melhorando nosso serviço de limpeza urbana”, disse.
Além da Waste Expo Brasil, a delegação foi para as ruas conhecer o funcionamento de equipamentos já existentes em Maceió, como os Ecopontos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), responsáveis por receber resíduos inservíveis e recicláveis, respectivamente.
"Mesmo já existindo algumas práticas em Maceió, nós viemos para entender a modelagem de operação e, assim, levar para casa novos serviços, melhorias no que já fazemos e agregar valores sustentáveis para avançar no aperfeiçoamento da limpeza urbana da nossa capital", pontuou a diretora de planejamento Kedyna Tavares.
Outro local visitado pela dupla foi a sede da Locar Gestão de Resíduos, empresa que realiza o serviço de limpeza urbana no lote III na cidade de São Paulo e no Lote I em Maceió. Lá, eles estudaram a operação dos serviços, programas de revitalização de pontos crônicos de descarte irregular e conhecer o modo de atuação da empresa.
"Com certeza é uma visita que vai levar bastante coisa na volta para Maceió. Os locais que visitamos serviram para agregar conhecimento, que pretendemos usar em melhorias para a nossa cidade e, principalmente, para a nossa população", concluiu o superintendente.