13/11/2022 às 19h53min - Atualizada em 13/11/2022 às 19h53min

Operação Cidade Limpa orienta moradores e inibe descarte irregular de lixo no Benedito Bentes

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

Em uma ação iniciada na última segunda-feira (7) e concluída no sábado (12), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) botou em prática a Operação Cidade Limpa, que que consiste em intensificar a fiscalização em um único bairro da capital para coibir o descarte incorreto de resíduos em locais inadequados, além de orientar comerciantes e cidadãos de como fazer da maneira correta.

No bairro do Benedito Bentes, logradouro escolhido para a atividade desta semana por ser uma das regiões mais críticas da capital, cerca de 80 fiscais da Sudes percorreram as ruas, espaços públicos e estabelecimentos supervisionando como é realizado o despejo do lixo gerado. Além disso, alguns fiscais estarão encarregados de fiscalizar pontos crônicos situados na região, a fim de notificar e autuar possíveis infratores.

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Chrystiano Lyra, coordenador geral de fiscalização, afirma que o principal objetivo da atividade era educar os moradores e, com isso, diminuir o descarte irregular no bairro.

"Apesar de sermos do setor de fiscalização, onde temos a obrigação de supervisionar e notificar possíveis infratores, o nosso objetivo no Benedito Bentes era ensinar ao morador e ao comerciantes como devem fazer para despejar seu resíduo gerado de forma legal, evitando transtornos para a cidade e o meio ambiente", disse.

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Fernando José, morador da região há 30 anos, relata o incômodo que tem sido conviver com tanto lixo descartado de forma irregular.

"Aqui em frente, nesse terreno, vem gente de longe para descartar lixo e até animal morto. Fica um cheiro horrível e junta muitos bichos peçonhentos", disse ele.

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Foto: Ascom Sudes

Para Maria José, poder contar com o auxílio da prefeitura na fiscalização do local é de muita importância.

"O povo joga. Não adianta falar que eles vão lá e jogam. Com o pessoal olhando e falando com eles, eles ficam com medo de jogar e acabam aprendendo que é errado fazer isso", revelou.

Ao final da ação, nenhuma notificação ou autuação foi registrada. No entanto, diversos moradores e possíveis infratores foram orientados para onde deviam encaminhar seu lixo.

"Pretendemos fazer essa operação em vários bairros de Maceió. No primeiro instante, o intuito vai ser educar e apresentar alternativas para que o correto seja priorizado. A partir do momento que nossas equipes já tenham orientado algumas pessoas nestes bairros e, ao retornar, o flagrante seja feito, elas passarão a serem multadas para que aprendam da pior maneira", concluiu o coordenador.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, se flagrado fazendo o descarte irregular, o cidadão pode pagar uma multa que varia entre R$ 120 e 30 mil reais, a depender do material e o local onde foi descartado de forma irregular.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »