O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), está implementando uma série de ações de humanização no Sistema Socioeducativo. Entre elas, estão a ampliação de novas salas de aula, dos espaços de convivência com paisagismo e a reforma completa da Unidade Básica de Saúde. Essas melhorias, que têm contribuído comprovadamente para a prevenção à reincidência infracional de adolescentes em conflito com a lei, fizeram do estado uma referência para todo o Brasil.
As melhorias incluem ainda a construção da Indústria do Conhecimento, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). Esse espaço será o primeiro do Brasil a ser implantado dentro do Sistema Socioeducativo e terá o objetivo de promover o acesso dos adolescentes à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e de pesquisa, bem como viabilizando a realização de atividades pedagógicas e culturais. Também estão sendo feitas outras ampliações com novas bases dos agentes socioeducativos e do Grupo de Gerenciamento e Contenção (GECON) e no setor administrativo, que foi completamente reestruturado e sinalizado.
“Não é à toa que o Sistema Socioeducativo de Alagoas se destaca nacionalmente como um modelo a ser seguido. Hoje, oferecemos atendimento integral aos nossos adolescentes e um olhar voltado para ressocialização, seja com a educação, com a profissionalização, o esporte, e com toda estrutura muito bem organizada. São mudanças significativas que iniciaram no governo Renan Filho e que continuam hoje com nosso governador Paulo Dantas, que em breve estará conosco em mais esta inauguração”, afirma o secretário da Seprev, Kelmann Vieira, que visitou nesta segunda-feira (14), o Complexo Socioeducativo, no bairro do Tabuleiro, para ver de perto as obras de manutenção que estão em andamento no local.
Kelmann Vieira ressaltou que a atenção priorizada da gestão estadual e os investimentos destinados à Seprev acabaram com o cenário de superlotação nas unidades. Hoje, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 416 vagas, das quais apenas 152 estão ocupadas.
“Antigamente, até 2014, nós não tínhamos um sistema socioeducativo de fato, era simplesmente um local para privação de liberdade. Mas nosso trabalho aqui tem seguido um único foco: implantar em nosso estado um atendimento bem estruturado e humanizado. Com isso, Alagoas saiu de um cenário tenebroso para se tornar referência para muitos estados que enviam suas lideranças para conhecer o nosso trabalho, o que muito nos orgulha”, disse Kelmann Vieira.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, acompanhou Kelmann Vieira durante a visita, onde destacou que toda equipe técnica está alinhada com a proposta da gestão e empenhada em oferecer um serviço de excelência.
“Quando se trata de qualificação do Sistema Socioeducativo, estamos falando desde a porta de entrada até a reintegração plena do adolescente. Enquanto superintendência, estamos colocando em prática tudo o que está ao nosso alcance, oferecendo o acompanhamento técnico qualificado para que o adolescente que passe pela Medida Socioeducativa saia daqui transformado e apto a retornar à sociedade com dignidade”, afirmou o superintendente.