Intensificar ações de promoção à saúde do público masculino tem sido um dos principais compromissos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió durante este mês. Com o intuito de alertar usuários do SUS para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Edvaldo Silva, localizada em Fernão Velho, promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), o Dia D da Campanha Novembro Azul. As ações ocorreram tanto na própria unidade, quanto na Praça Coronel Othon Bezerra de Melo, que fica em frente ao equipamento público de saúde.
Na oportunidade, os usuários contaram com diversos serviços de saúde e autocuidado como vacinação, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais, atendimento clínico, fisioterapia, nutrição, odontologia, laboratório, aferição de pressão arterial e glicemia, palestras sobre o câncer de próstata, corte de cabelo, atividade corporal e massagem relaxante. O momento de cuidado também proporcionou interação e muita diversão entre usuários e profissionais da unidade.
A gerente do 4º Distrito Sanitário, Ana Lúcia Gomes, destacou que o Dia D é um momento apenas para reforçar os cuidados com a saúde masculina e que os usuários devem manter esse cuidado durante todo o ano.
“Hoje estamos intensificando os atendimentos voltados à saúde dos homens na Unidade Edvaldo Silva, mas é importante lembrar ao público masculino que eles devem buscar o cuidado com a saúde durante todo o ano. O público masculino precisa procurar mais as unidades de saúde e fazer exames preventivos constantemente”, afirma.
O usuário Renato da Silva, 70 anos, sabe o quanto é importante cuidar da saúde. Ele revela que está sempre procurando a unidade de saúde para realizar exames preventivos.
“Todo ano eu venho aqui na unidade e faço o teste rápido para buscar um diagnóstico precoce, caso apareça alguma doença. É muito importante estar cuidando da nossa saúde, a minha parte estou fazendo e oriento a todos os homens que também façam a sua parte”, comenta.
Cícero Batista, 77 anos, também é usuário da USF Edvaldo Silva. Para ele é importante abraçar toda e qualquer oportunidade que se refere ao cuidado com a saúde.
“Eu tive cinco AVCs e três derrames, graças a Deus estou aqui de pé e cuidando sempre da minha saúde. Temos que buscar a prevenção e aproveitar oportunidades como essa que a unidade está nos proporcionando”, declara.
Para a coordenadora do Programa de Saúde do Homem da SMS, Camila Calaça, o preconceito ainda é muito presente entre o público masculino. Mas, ela reforça que é importante deixar esse preconceito de lado e procurar os cuidados necessários para prevenir ou detectar o câncer de próstata precocemente.
“A saúde do homem não se resume apenas ao mês de novembro, mas é de janeiro a janeiro. Queremos que todos os homens se conscientizem sobre a importância de procurar as Unidades Básicas de Saúde da capital para poder realizar a prevenção contra diversas doenças. Ainda há muito preconceito no público masculino. Eles acham que não vão adoecer e, infelizmente, só buscam ajuda médica quando sentem algum sintoma ou sinal. Mas é importante lembrar que o câncer de próstata não demonstra sinais, por isso os homens precisam ir, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, até a unidade de saúde e fazer esse acompanhamento”, enfatiza.
Ações durante todo o mês
Durante o mês de novembro, a Saúde de Maceió está realizando diversas ações junto aos usuários. Consultas com clínicos e urologistas, exames preventivos e esclarecimentos acerca da diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e demais serviços de saúde fazem parte das atividades alusivas à campanha Novembro Azul.
As ações desenvolvidas ao longo do mês pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda causa que mais gera mortes entre os homens, ocorrendo anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta.