Durante a última semana, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vem mapeando possíveis melhorias nos 11 parques sustentáveis instalados na capital. Até o momento, quatro já passaram por reformas, que são: Praça do Corredor Vera Arruda e Praça da Rosa Mística, na Jatiúca, Praça Tenente Madalena, na Cruz das Almas e Praça 13 de Maio, no Poço.
As reformas realizadas pelo órgão consistem na troca de brinquedos quebrados pelo vandalismo ou pela força do tempo e a manutenção da pintura do eucalipto utilizado na estrutura. A devolução destes espaços públicos está beneficiando crianças e adultos que residem em áreas próximas dos parques, que encontram além do lazer, um local de convívio social.
Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, explica que estes locais precisam do foco da Superintendência, por todos os benefícios que geram à população. "Sabemos que uma praça ou um parquinho como estes instalados pela Prefeitura são locais onde as pessoas se encontram para conversar e levam suas crianças para se divertir. Então possuem uma importância social, contribuindo para o convívio e para a formação do cidadão", disse.
Este ano, a Sudes já entregou dois Parques Sustentáveis em parceria com o setor privado. O primeiro, fica localizado na Pajuçara, ao lado do Coconut. O outro já estava instalado no Corredor Vera Arruda, mas precisava da manutenção de alguns itens para voltar a funcionar.
"A previsão é que, com parcerias, possamos entregar mais locais como estes e manter em dia a manutenção de outros já existentes", completou o superintendente.