Pensando em transportar as crianças para o mundo dos poemas de uma forma lúdica e diferente, a Escola Municipal Yeda de Oliveira (Cidade Universitária) realizou o projeto Sussurradores de Poesia, com alunos do 3º ano B, do Ensino Fundamental.
A iniciativa levou as crianças a vivenciar a leitura em grupo e a repassar as poesias aprendidas para os colegas, através dos sussurrofones - ferramentas que permitem a captação individual da voz com ampliação do som.
As próprias crianças produziram os sussurrofones, a partir de tubos de papel alumínio. Elas soltaram a criatividade confeccionando de acordo com os seus gostos.
O aluno Diogo Gabriel descobriu o prazer de ler através do projeto e amou fazer seu próprio sussurrofone.
“Pra mim foi muito bom. Eu gostei muito de recitar os poemas e espero que tenha inspirado os meus colegas a gostarem dos poemas. Eu não sabia que era tão bom ler. Minha professora e minha mãe me ajudaram muito e eu vi que tenho potencial e que consigo fazer tudo que eu quiser, se eu tentar”, contou.
Durante três meses foram trabalhados em sala de aula diversos poemas com os estudantes, desenvolvendo a capacidade de decodificação, entonação e ritmo.
Segundo a professora Karol Alves, que idealizou o projeto a partir de uma vivência da graduação, trabalhar a poesia sussurrada faz o receptor absorver mais as palavras do poema.
“Esse projeto começou em Salvador e a ação dele é sussurrar poesia no ouvido das pessoas, para que através do sussurrador ela possa ficar imersa na recitação e poder apreciar mais atenta a o poema recitado”, revelou.
A.atividade foi muito emocionante para as pessoas que presenciaram, como relatou a diretora Maria José.
“Foi um sentimento de muita alegria em vê-los sussurrando nos nossos ouvidos com muito entusiasmo. E também foi uma maneira muito divertida de envolvê-los no mundo da poesia.” explicou.