Diversas Unidades de Saúde de Maceió promoveram ao longo desta semana ações preventivas de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prevenção de gravidez indesejada e alerta para o consumo exagerado de álcool e drogas, alusivos ao período carnavalesco.
Entre as ações desenvolvidas pelas Unidades junto aos usuários estavam rodas de conversa, palestras em salas de espera, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos. Além disso, algumas unidades também promoveram momentos de alegria e descontração com o desfile de blocos carnavalescos pelas ruas dos bairros onde atuam.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Edvaldo Silva, em Fernão Velho, foi uma delas. Durante o evento, profissionais de saúde promoveram rodas de conversa sobre o combate às ISTs, orientação sobre métodos contraceptivos e os perigos do uso abusivo do álcool. Para animar os usuários, a banda da Guarda Municipal participou do carnaval junto aos usuários e profissionais.
A atividade contou com a participação de assistentes sociais, enfermeiro, psicólogos da unidade e também com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Fernão Velho.
USF David Nasser
A USF David Nasser, localizada em Ipioca, foi outra que proporcionou aos usuários orientações preventivas voltadas para o carnaval. Foram realizadas rodas de conversas, sobre os cuidados com a saúde, destacando informações de combate a ISTs. Houve distribuição de preservativos e realização de testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatite B e C.
A USF David Nasser é uma das unidades com o Corujão da Saúde e realizou as ações no período da tarde e noite.
USF Pimentel Amorim
A USF Pimentel Amorim, no Salvador Lyra, realizou uma roda de conversa sobre prevenção com profissionais da unidade e a participação dos alunos da Escola Técnica de Saúde Santa Bárbara. O objetivo do encontro foi sensibilizar a população sobre o uso do preservativo nesse período e lembrar que a prevenção deve existir durante todo o ano.
USF José Bernardes Neto e USF Cláudio Medeiros
As Unidades José Bernardes (Fernão Velho) e USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) fizeram uma ação unificada com os usuários pelas ruas do bairro. Eles distribuíram material educativo para a população.
A diretora da USF Cláudio Medeiros, Aldelayne Severo, afirma que o evento teve o objetivo de orientar a população de Fernão Velho e Rio Novo que folia e prevenção precisam estar alinhadas.
“Distribuímos panfletos com orientações a respeito das doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de kits de camisinha, atualização de caderneta de vacinação e oferta de testes rápidos”, afirma.
UBS Bebedouro
Servidores da UBS Bebedouro também participaram das ações de conscientização pelas ruas do bairro. Karine Melo, gerente administrativa da unidade, destaca que as ações preventivas possibilitam acesso à informação. “Além de estreitar o vínculo com a comunidade, levamos uma mensagem de prevenção para toda a população”, disse.
A Unidade promoveu sala de espera, realização de teste rápido, citologia e entrega de preservativos e informativos sobre HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite B e C.