Considerado um dos maiores programas de saúde de Maceió, o Corujão da Saúde já proporcionou 114.830 mil atendimento em horário estendido. A iniciativa da Prefeitura de Maceió que tem como objetivo ampliar os atendimentos de saúde para aqueles que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde durante o dia, tem facilitado o acesso a serviços e diminuindo o fluxo de espera por atendimentos.
Cícera Lino é usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, e para ela o atendimento do Corujão da Saúde representa praticidade e oportunidade para aqueles que trabalham durante todo o dia e têm dificuldade de ir até uma Unidade cuidar da saúde.
“Eu e minha família aderimos ao hábito de ir até a unidade no período noturno, pois é mais confortável, sem calor e não precisamos faltar ao trabalho para ir para uma consulta. Aqui somos atendidos prontamente por esses profissionais maravilhosos. É uma benção, esses atendimentos vieram para beneficiar os trabalhadores”, relatou a usuária.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez, no Prado, é outra unidade que tem proporcionado acolhimento em horário estendido para toda a comunidade. A usuária Raynara Santos fala sobre a facilidade dos atendimentos. “Nós que temos crianças, muitas vezes não temos como comparecer cedinho, então o atendimento noturno facilita muito para que a gente possa fazer consultas e exames”, destaca a usuária.
Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió, afirma que o programa é um sucesso e tem atingido seu objetivo, que é facilitar o atendimento das pessoas. “É uma iniciativa que deu certo, que melhora os indicadores de saúde de nossa capital, então nosso compromisso é sempre avançar. Esse é um importante momento para a nossa saúde pública”, comemora a secretária.
Sobre o Corujão
Os serviços ofertados no Corujão, são todos os procedimentos disponíveis nas Unidades de Saúde em horário normal. Os atendimentos vão de 17h às 21h e já contam com 21 postos com esse modelo de atendimento.
Como ter acesso aos serviços
São disponibilizadas 16 vagas, para consultas médicas e de enfermagem, em cada Unidade que funciona no modelo Corujão da Saúde, sendo quatro para emergências. Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade no horário estendido munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.
Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido na Unidade. No caso fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo possível.
Unidades com Corujão da Saúde
UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
UBS José Tenório (Serraria);
UBS Durval Cortez (Prado);
UBS Pitanguinha;
UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
USF Jorge David Nasser (Ipioca);
USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
UBS Jardim São Francisco (Levada);
UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
UBS Hélvio Auto (Trapiche).