Localizada no Alto de Ipioca, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jorge David Nasser abriu as portas, nesta sexta-feira (31), de cara nova. Com sua estrutura física completamente reformada, com pintura interna e externa, troca da rede elétrica e hidráulica, nova sinalização visual e uma nova fachada, os usuários serão atendidos em uma espaço mais confortável.
Foto: Jonathan Lins/Secom MaceióMaria Cícera Almeida é moradora de Ipioca e é atendida pela Unidade de Saúde. Com a reforma, ela acredita que os serviços ficarão ainda melhores. "Ficou muito bonito, eu gostei. Aqui me consulto para tudo. Controlo minha pressão, faço exames preventivos e os profissionais são muito bons e atenciosos com a gente", afirma a usuária.
A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destaca que esse é um momento novo para a saúde. "A reforma dessa unidade era um pleito antigo da população. O equipamento é pioneiro em sua estrutura com profissionais comprometidos e dedicados. Então, uma unidade de saúde desse porte deve ser cuidada pela população e pelos colaboradores como se fosse sua própria casa. Essa unidade é modelo e será a cara da gestão e a população só tem a ganhar", enfatiza.
A diretora da USF Dr. Jorge David Nasser, Elane Lima, ressalta que a reforma trouxe mais dignidade para as pessoas. "Os usuários se sentem melhor em ser atendidas em um ambiente mais confortável. Ajustamos diversos ambientes e os consultórios estão totalmente adaptados para os atendimentos. Os usuários estão bem satisfeitos", relata.
A melhoria na qualidade do atendimento já é reconhecida pela usuária Maria Aparecida. "Há 31 anos que não vejo esse posto reformado e agora contamos com esse estrutura bonita, que nos deixa mais confortáveis no atendimento, já que os profissionais podem nos atender com uma melhor estrutura", destaca a moradora do bairro que trata de sua saúde e de toda a sua família na USF Dr. Jorge David Nasser.
Serviços oferecidos
A Unidade de Saúde oferece serviços como vacinação do calendário básico e Covid-19, testes rápidos para HIV/AIDS, sifilis e hepatites, planejamento familiar e reprodutivo, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, puericultura, acompanhamento de doentes crônicos (hipertensos e diabéticos), saúde do homem, saúde do idoso, aferição de pressão arterial, glicemia, além da dispensação de medicamentos e insumos.
O posto funciona com uma equipe de Estratégia em Saúde da Família e duas equipes de Atenção Básica, com demanda espontânea.
A Unidade de Saúde também é umas das 21 que funcionam com o Corujão da Saúde, que estende o funcionamento desses locais até às 21h.
Unidade de Saúde de Ipioca está de cara nova, depois da reforma. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió