14/04/2023 às 09h55min - Atualizada em 14/04/2023 às 09h55min

Conferência Municipal de Saúde chega à 10ª edição com elaboração de propostas para melhorias dos serviços do SUS

Durante o evento foram discutidas estratégias para garantir maior acesso e qualidade no atendimento dos usuários aos serviços de saúde

Por: Assessoria

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) deu início, nesta terça-feira (11), à 10ª Conferência Municipal de Saúde “Ana Cláudia Maria Duarte Maia”, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Este ano, a Conferência tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O encontro ocorre a cada quatro anos e tem o objetivo de fortalecer discussões e definir propostas para a melhoria do atendimento do SUS em Maceió, contando com a participação democrática de todos os segmentos que compõem o SUS. A Conferência tem continuidade nesta quarta-feira (12).

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, participou da abertura e destacou os diversos fatores que podem levar ao adoecimento da população, bem como abordou sobre a riqueza que o SUS representa para o povo.

“Temos um enorme desafio pela frente, pois o SUS sofre ameaças constantemente e queremos resgatar a saúde como direito, como política pública e fator de desenvolvimento. Assegurando tanto a oferta de serviços na Atenção Básica quanto na média e alta complexidade, buscando a integralidade da atenção”, pontuou a secretária.

Já para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, ninguém conhece melhor o SUS do que quem o usa e quem trabalha nele. “Esse é o momento para trabalhadores, usuários, gestores e prestadores discutirem saúde e suas infinitas demandas, destacando as prioridades e maneiras de melhorar o sistema, reduzindo as desigualdades sociais entre a população”, afirmou a presidente.

A abertura da 10ª Conferência contou também contou com a presença de Carlos Casado, representante do Ministério da Saúde. “Maceió pode contar com a equipe do Ministério para dar andamento às demandas de saúde, que essa conferência seja de aprendizado e discussões sadias”, ressaltou.

A Conferência é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Maceió e busca elaborar as diretrizes e propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional.

Participação social

Durante a conferência de abertura, o representante de movimentos sociais de usuários, Rafael Machado, observou que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Maceió foi fundamental para ele e, portanto, deve ser constantemente melhorado. “O Centro de Atenção Psicossocial foi como um pai para mim. Eu já fui morador de rua e hoje sou resultado de uma política de inclusão social e mudei totalmente minha vida por conta disso”, relatou.

Homenagem aos conselheiros

A 10ª Conferência Municipal de Saúde realizou diversas homenagens a profissionais que foram importantes para a construção de melhorias do SUS e do fortalecimento do controle social. A primeira foi Ana Cláudia Maria Duarte Maia, servidora do CMS, essencial na luta pela implementação de direitos e que leva o nome da Conferência.

Outros homenageados foram Alice Ataíde (médica), Vera Elias (médica sanitarista), Sônia Moura (assistente social e secretária-adjunta da Governança da SMS), Wilton Silva (usuário e representante da Associação dos Renais Crônicos de Alagoas, Michelline Tenório (promotora de justiça de Alagoas), Maurício Sarmento (Conselheiro de Saúde, Tibério Guimarães (usuário, conselheiro e representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário) e Petrúcia Damiana (Conselheira Fundadora do Conselho Municipal de Saúde).

Demais atividades

Além da plenária de abertura, o primeiro dia da 10ª Conferência Municipal de Saúde também realizou a Conferência Magna seguida de debates e uma apresentação cultural.

Durante a tarde, os grupos de trabalho se reuniram para debater propostas de acordo com os quatro eixos que serão trabalhados esse ano: I – O Brasil que temos, o Brasil que queremos e II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Já no dia 12 serão realizadas as plenárias deliberativas com a elaboração de propostas, diretrizes e moções, além da eleição e homologação dos delegados para e etapa estadual e a plenária final do evento.

Durante todo o mês de março, foram realizadas plenárias distritais com a participação dos usuários, trabalhadores, prestadores e gestores da saúde de Maceió para debater as propostas e diretrizes a serem levadas para a X Conferência Municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »