A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue promovendo uma série de ações a fim de mobilizar as escolas da rede estadual e engajar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023, cuja prova será aplicada de 23 de outubro a 3 de novembro. No intuito de preparar os alunos para a prova, as escolas estaduais estão empenhadas na aplicação de simulados que seguem o modelo da avaliação nacional, abordando as competências das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
Dentro do calendário de ações, a Seduc também promoverá uma avaliação diagnóstica a nível estadual, com todas as escolas da rede, nos próximos dias 12 e 13 de junho, envolvendo estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, público-alvo do Saeb. Além de ser mais uma ferramenta de preparação, o objetivo desta avaliação também é mensurar quais competências os alunos adquiriram no primeiro semestre letivo e realinhar as ações de acompanhamento pedagógico.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais, Jacielma Pereira, essas ações são estratégias pedagógicas de grande importância para o alcance das metas do Saeb 2023.
“Todas as escolas da rede estadual estão sendo orientadas a aplicar simulados de preparação para o Saeb deste ano. Nós estamos trabalhando com os articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos para que as escolas sejam incentivadas a realizar essas ações de mobilização, visando ao alcance das metas estabelecidas e proporcionando, assim, um resultado de sucesso”, destaca.
Na Escola Estadual Professor Pedro Teixeira, cerca de 120 estudantes participarão da avaliação. Como estratégia, a unidade fez simulados de preparação duas vezes por mês, aliando esta prática a uma trabalho diário de conscientização sobre o Saeb, além da revisão, com os descritores abordados na prova, em sala de aula.
Para a gestora da escola, Sirleide Dantas, o Saeb representa mais que uma avaliação sobre indicadores técnicos, representando também um reconhecimento de todo o trabalho da unidade na busca pelo ensino-aprendizagem de qualidade.
“A meta do Saeb é extremamente importante não só como número, mas como recorte de que a escola está se preocupando tanto com a qualidade da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, quanto com o aluno que está fora da escola. Porque não adianta a escola corrigir o fluxo, fazer a busca ativa, combater a evasão e não proporcionar uma permanência desse aluno, e com uma aprendizagem de qualidade”, avalia a gestora.